Carreira

Futuro do trabalho: “green skills” serão necessárias em todos os setores da economia, diz estudo

Relatório do LinkedIn indica que vagas tradicionalmente ligadas à sustentabilidade não são as únicas a exigir habilidades verdes dos candidatos; entenda

ESG: mercado já movimenta mais de US$ 35 trilhões (Getty Images/Getty Images)

ESG: mercado já movimenta mais de US$ 35 trilhões (Getty Images/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 6 de fevereiro de 2023 às 17h09.

Última atualização em 1 de julho de 2024 às 14h48.

A contratação dos chamados talentos verdes está acelerando mais rápido do que a de outros profissionais. Esta é uma das principais conclusões do Global Green Skills Report 2022, divulgado pelo Linkedin no final do ano passado. E também um importante alerta sobre os rumos do trabalho no futuro.

“A pandemia acelerou essa tendência, o que sugere que o talento verde tem sido relativamente mais resiliente a uma recessão económica do que o talento não verde”, diz o documento.

No entanto, os dados também revelam que, enquanto as ofertas de emprego que exigem habilidades verdes dos candidatos cresceram 8% ao ano nos últimos cinco anos, a parcela de talentos verdes cresceu apenas cerca de 6% ao ano no mesmo período. Ou seja: a demanda por talentos verdes tende a ultrapassar, em breve, a oferta destes profissionais no mercado.

“Nós não fizemos progresso o suficiente quando se trata de qualificar os trabalhadores com as habilidades verdes necessárias para atender a essa demanda crescente”.

Carreira na economia verde: série online e gratuita revela como desenvolver as habilidades verdes mais procuradas pelas empresas. Assista!

(Linkedin Global Green Skills Report 2022/Reprodução)

Mas, ao contrário do que se possa imaginar, a maioria das vagas que exigem as chamadas “green skills” dos candidatos não são, necessariamente, para os “empregos verdes tradicionais” – ou seja, aqueles que dependem de um amplo conhecimento das habilidades verdes para serem executados. 

Na verdade, apesar do crescimento acelerado de carreiras exclusivamente verdes como Gerente de Sustentabiliade, Consultor Solar, Ecologista e outros; os empregos que exigem habilidades verdes e mais crescem globalmente fazem parte de outros setores – e incluem funções como Gerente de Compliance, Manager Facilities e Representante de Vendas .

 “Nem todos os empregos precisarão ser exclusivamente verdes - não é apenas sobre construir painéis solares. É sobre o fabricante de moda sustentável, o gestor de logística, o gerente de vendas...” exemplificam.

Carreira da Economia Verde: por onde começar?

De olho nesse cenário, a EXAME apresenta, entre os dias 6 e 14 de fevereiro, a série especial Carreira na Economia Verde. 

Virtual e totalmente gratuito, o treinamento é apresentado por pela diretora de ESG da EXAME Renata Faber, que promete revelar tudo o que você precisa saber para construir uma carreira alinhada às novas necessidades do mercado e se tornar um dos profissionais mais completos e disputados pelas empresas atualmente.

Após assistirem aos quatro vídeos, todos os participantes receberão um certificado para incluir no currículo.

Inscreva-se aqui para garantir a sua vaga e acompanhar a série gratuitamente!

 

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeBranded Marketing

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo