IA: recurso já é usado por empresas na Europa (Weiquan Lin/Getty Images)
Jornalista
Publicado em 27 de julho de 2023 às 10h21.
Última atualização em 27 de julho de 2023 às 18h07.
Em um relatório recente sobre o futuro do trabalho, o Fórum Econômico Mundial estimou que 75% das empresas devem implementar a inteligência artificial até 2027. Uma previsão que, ao que tudo indica, deve mesmo se concretizar.
Para ter ideia, estudos apontam que mais de 40% das empresas brasileiras já implementaram a tecnologia no seu dia a dia. As gigantes Itaú, Nubank, Magazine Luiza, BRF, Grupo Fleury, Vivo e Cielo são alguns exemplos.
Nesse cenário, não é de se estranhar que o interesse pelo tema venha crescendo exponencialmente – e que as buscas por “como se especializar em inteligência artificial” sejam cada vez mais frequentes.
Com potencial para revolucionar diversas indústrias ao aumentar a produtividade e viabilizar soluções eficientes para problemas complexos, a IA já se consolidou como uma das grandes tendências de negócios da década.
Mas engana-se quem pensa que apenas o setor de tecnologia será beneficiado por essa revolução. Na verdade, profissionais com habilidades em IA podem encontrar oportunidades em praticamente todos os setores da economia, o que torna essa área uma das mais promissoras em termos de oportunidades de carreira.
Assim, aqueles que buscam ingressar nesse campo têm a perspectiva de trabalhar em projetos empolgantes e desafiadores que moldam o futuro da sociedade, independente da área de atuação.
Se é o seu caso, veja abaixo dois caminhos possíveis para começar esse movimento e conseguir liderar projetos que utilizam Inteligência Artificial em diferentes setores.
Embora um diploma em ciência da computação, engenharia de software, matemática, ou áreas relacionadas seja valorizado, muitos campos complementares também podem levar ao sucesso na carreira de IA. Disciplinas como estatística, comunicação, ciência de dados, marketing e até mesmo filosofia podem agregar conhecimentos valiosos para a profissão.
Por se tratar de um ramo relativamente novo, ainda não existem profissionais formados especificamente em inteligência artificial no mercado. Mas especializações acadêmicas, como pós-graduações e MBAs focados em IA, já começaram a despontar no mercado – e representam boas alternativas para quem busca se atualizar (e se destacar) na área.
Antes de começar a trabalhar com IA, é essencial que você conheça os seus principais conceitos e aplicações. Afinal, de nada adianta mergulhar de cabeça em uma especialização acadêmica sobre o tema sem antes ter uma base sólida sobre o assunto.
A boa notícia é que, além da infinidade de conteúdos e discussões que circulam livremente pela internet, hoje também é possível encontrar cursos gratuitos sobre inteligência artificial. Ministrados por especialistas, estes treinamentos costumam utilizar uma linguagem acessível o suficiente para aqueles que ainda não dominam os termos específicos do setor – e abordam dos temas mais básicos aos mais avançados.
É o caso, por exemplo, do curso Carreira em Inteligência Artificial, que acontece entre os dias 7 e 15 de agosto. Com vagas disponíveis e inscrição gratuita, o treinamento é ministrado pela diretora de tecnologia da EXAME, Izabela Anholett, e tem como principal objetivo formar profissionais qualificados para liderar projetos de inteligência artificial.
Para garantir a sua vaga gratuitamente, basta realizar a sua inscrição clicando no botão abaixo.
QUERO MINHA VAGA NO CURSO DE CARREIRA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL