Carreira

Futuro do trabalho: 3 pontos em que a inteligência artificial será decisiva

Documento assinado por Amy Webb mostra onde líderes e gestores realmente poderão ver os resultados com a implementação da IA

 (piranka/iStockphoto)

(piranka/iStockphoto)

Júlia Cerqueira
Júlia Cerqueira

Content Writer

Publicado em 18 de março de 2024 às 07h05.

As incertezas sobre o futuro do trabalho podem permear com frequência os pensamentos dos profissionais da atualidade. Embora seja considerada uma tecnologia do futuro, ela está cada vez mais presente em diferentes cenários. 

No mercado de trabalho, a tendência é que ela ocupe cada vez mais espaço. De acordo com a pesquisa CX Trends da Zendesk, 75% das empresas planejam aumentar os investimentos em IA e automação nos próximos anos. A estimativa é que sejam injetados, anualmente, US$ 4,4 trilhões nesse setor.

Esse cenário está criando a necessidade de análises mais profundas sobre os impactos da IA no futuro do trabalho. E é isso  que o relatório de tendências tecnológicas emergentes de 2024, do Future Today Institute, se propõe a fazer.

O documento, assinado pela pesquisadora Amy Webb, explica com que rapidez a IA revolucionará os negócios e de que maneiras. Em sua visão a inteligência artificial será aplicada com objetivos diferentes: na otimização da eficiência no back office e na na elevação da produtividade e desempenho.

No primeiro cenário, a IA surge como um apoio à força humana, realizando as tarefas operacionais, por exemplo. Com isso, cria-se uma cultura de inovação, à medida que os funcionários são realocados para tarefas mais estratégicas, criativas ou complexas que a IA não pode realizar facilmente. 

Já no segundo cenário, o relatório lança luz para um novo modelo de gestão, que se adapta à supervisão de equipes híbridas de humanos e máquinas, que precisa ter um olhar direcionado para as necessidades específicas desse novo time. 

Mas afinal, em quais pontos líderes e gestores realmente poderão ver os resultados da implementação da IA? Amy Webb aponta três pontos focais.

Descubra como se capacitar para uma das áreas mais promissoras de 2024. Conheça a série online e gratuita da EXAME Inteligência Artificial: Carreira do Futuro

Maior produtividade e eficiência

Com a implementação de IA em back-office e core business, funções operacionais podem resultar em ganhos exponenciais de produtividade, eficiência superior e redução de custos.

Tomada de decisão aprimorada baseada em dados

A IA fornecerá aos líderes empresariais informações prévias, insights inacessíveis, análises preditivas e riscos de avaliações para informar a estratégia e o planejamento.

Diferenciação competitiva

Soluções empresariais personalizadas de IA apresentam oportunidades para desenvolver plataformas proprietárias, hiperespecializadas, ferramentas e novos modelos de negócios que podem diferenciar uma organização das concorrentes.

É hora de se preparar para o futuro que já está acontecendo

Pensando em formar profissionais capacitados e alinhados com as necessidades do mercado, a EXAME está oferecendo a série Inteligência Artificial: Carreira do Futuro de maneira gratuita.

Apresentada por Izabela Anholett, CTO da EXAME, o treinamento vai mostrar como se tornar um profissional especializado em liderar e implementar novas tecnologias de IA em empresas de todos os tamanhos e segmentos. 

Ao final, os participantes ainda receberão um certificado de participação que poderá ser compartilhado em suas redes sociais para aumentar a visibilidade do seu perfil para os recrutadores. Clique aqui para saber mais e garanta sua vaga.

Clique aqui e faça sua inscrição na série gratuita e com certificado Inteligência Artificial: Carreira do Futuro

*Conteúdo apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'