(Klaus Vedfelt/Getty Images)
Jornalista
Publicado em 18 de maio de 2021 às 09h30.
Última atualização em 1 de julho de 2024 às 14h15.
Não há como negar que a automatização de processos e o surgimento de inteligências artificiais vêm mudando o funcionamento do mercado de trabalho nos últimos anos. Cada vez mais, habilidades como adaptabilidade, inteligência emocional e pensamento crítico se sobrepõem ao conhecimento técnico aos olhos dos empregadores.
Foi pensando em responder a essa crescente demanda por profissionais alinhados às novas exigências do mercado e em continuar fomentando o empreendedorismo no Brasil, que a EXAME e a ACE, principal aceleradora de startups do país, criaram a Future Dojo, uma escola virtual com foco na capacitação de profissionais por meio do desenvolvimento das chamadas “competências do futuro”.
Criatividade, organização e a utilização de metodologias ágeis são alguns exemplos das habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo dos cursos.
À frente do projeto está Felipe Collins, um dos sócios da ACE. Em entrevista concedida à EXAME, Collins explicou que um grande diferencial da Future Dojo é conseguir colocar o aluno como protagonista no processo de aprendizado. “Hoje, o ensino tem muita experiência passiva. É o aluno vendo o que o professor tem a dizer. Na Future Dojo, a didática é inspirada em empresas inovadoras. O aluno escolhe o conteúdo, em trilhas personalizadas”, disse.
Do japonês “local do caminho”, o termo dojo tem origem na tradição Zen-budista e diz respeito a um espaço de iluminação. Ele é frequentemente utilizado para se referir a ambientes onde acontecem processos de concentração, aprendizado e aperfeiçoamento profundos. E é justamente isso que o Future Dojo pretende proporcionar.
Conheça, abaixo, alguns dos cursos oferecidos.
Um dos lançamentos mais recentes da escola, o curso Decodificando a Cultura ensina os caminhos para transformar a cultura organizacional de uma empresa na prática.
Destinado principalmente a gestores, empreendedores e profissionais de RH, o conteúdo do curso vai desde a definição de “cultura organizacional” até o estudo de cases de sucesso - passando por temas como design cultural; tendências para a inovação e a realização de experimentos dentro de uma cultura empresarial já estabelecida.
Ministrado por Pedro Waengertner e Luis Gustavo Lima, o curso promete ensinar, sem enrolação, quais são os pilares fundamentais para transformar produtos, serviços e processos dentro de uma empresa.
Abordagem customer-centric (estratégia de negócios centrada no cliente), cultura de experimentos, design organizacional, intraempreendedorismo e teses de inovação são apenas alguns dos conceitos abordados. O treinamento conta, ainda, com o estudo de casos reais para demonstrar como empresas renomadas aplicam modelos de inovação no dia a dia de seus negócios.
O curso pretende ajudar a responder uma pergunta que intriga boa parte dos profissionais hoje: como equilibrar qualidade de vida e alta performance?
Para isso, alia conhecimento teórico e exercícios práticos sobre os melhores métodos de organização, o funcionamento do cérebro, a importância do planejamento e outros temas relacionados à gestão do tempo ao longo de quatro módulos.
Ministrado por Felipe Collins, o Transformação Ágil é composto por cinco módulos e promete preparar os alunos para gerir projetos e equipes de maneira rápida e eficiente com ajuda de métodos como Scrum, Kanban e Lean. São metodologias já utilizadas por algumas das empresas mais inovadoras do mundo.
Comece a construir o seu futuro hoje. Conheça todos os cursos oferecidos pela Future Dojo!