Restaurante Momentai, do chef Nikolai Smirnoff (Fonte: Instagram | Reprodução)
Redatora
Publicado em 18 de setembro de 2025 às 15h27.
Em 2015, aos 19 anos, Nikolai Smirnoff abandonou a faculdade nos EUA e voltou para Hong Kong sem um plano definido. Com apenas um ano de visto restante, percebeu que abrir um negócio era a única forma de permanecer na cidade que considerava seu verdadeiro lar.
Sem experiência em gestão de equipes, captação de capital ou operação de cozinha, arriscou ao usar seu fundo de faculdade, convencer investidores e assinar um contrato de aluguel de quatro anos para abrir o Momentai, restaurante à beira-mar com 100 lugares. As informações foram retiradas de Business Insider.
Smirnoff contou com o apoio de seu antigo gerente, Courtney Horwood, para abrir o restaurante.
Durante a pandemia, o Momentai prosperou. Com as restrições de viagem, Sai Kung tornou-se destino de fim de semana, e a casa ficou lotada por dois anos.
A expansão para 200 lugares trouxe escala, mas também revelou os limites do modelo, tornando a operação mais mecânica e menos próxima da visão original.
Em 2021, Smirnoff realinhou sua estratégia de negócio e abriu o Graceland, em Mong Kok, bairro vibrante de Hong Kong. Inspirado na cultura americana, o restaurante combinou estética retrô com cardápio de soul food, atraindo um público fiel.
O diferencial foi a gestão financeira mais madura após a experiência com o Momentai, levando o empreendedor a estruturar o novo negócio para ser mais enxuto e sustentável, com margens saudáveis e operação alinhada à proposta de valor original.
Hoje, aos 29 anos, Nikolai Smirnoff vive em Hong Kong, onde construiu não só um negócios, mas também comunidades.
Sua história mostra que abandonar a rota tradicional não significa perder consistência, desde que as decisões financeiras sejam tomadas com visão e disciplina.
Não é raro ouvir histórias de empresas que faliram por erros de gestão financeira. Foi de olho nisso que EXAME e Saint Paul decidiram liberar (com exclusividade e por tempo limitado) mais uma edição do Pré-MBA em Finanças Corporativas.
O treinamento é voltado para quem deseja aprimorar a gestão financeira e se destacar num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, ao longo de quatro aulas virtuais, os participantes terão acesso a um conteúdo robusto, que inclui temas como análise financeira, planejamento estratégico e gestão de riscos.
Veja, abaixo, motivos para não ficar de fora dessa oportunidade imperdível.
EU QUERO PARTICIPAR DE TREINAMENTO VIRTUAL COM CERTIFICADO SOBRE FINANÇAS