Carreira

Fim de uma era? Bill Gates previu o potencial da IA ​​há quase uma década – e agora faz novo alerta

O magnata antecipou como a inteligência artificial iria redefinir o futuro e, quase dez anos depois, continua destacando que há um mar de oportunidades para aproveitar essa era

 (LEON NEAL/POOL/AFP/Getty Images)

(LEON NEAL/POOL/AFP/Getty Images)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 6 de novembro de 2024 às 17h49.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

Parece que a inteligência artificial está em todos os lugares. Seja nas conversas com os amigos, nas reuniões de trabalho, nos filmes de Hollywood ou nos vídeos que viralizam nas redes sociais, tudo parece girar em torno dessa tecnologia. Seria esse o fim de uma era? Estamos vivendo um novo ciclo tecnológico com potencial de remodelar nossa existência? 

Bill Gates tem as respostas para essas perguntas há quase uma década.“O trabalho em inteligência artificial hoje está em um nível realmente profundo”, disse ele em 2017, quando a IA ainda estava dando seus primeiros passos – muito longe do estágio avançado de hoje.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Enquanto muitos ainda estavam céticos, Gates já enxergava além. “Com a IA, a criação de agentes e a capacidade de ler e entender materiais será fenomenal”, previu. “Qualquer coisa conectada a isso, seria uma emocionante carreira para a vida toda.”

E o tempo parece ter lhe dado razão. O avanço meteórico da tecnologia tornou-se tão rápido que o próprio Gates se surpreendeu. Em um post recente, ele lembrou do sucesso da OpenAI. É o que ele chamou de "o avanço mais importante desde os anos 1980".

E se fosse para começar do zero?

Hoje, a inteligência artificial saiu dos laboratórios e chegou ao cotidiano – ajudando empresas a inovar, médicos a diagnosticar com precisão e estudantes a aprender de formas que jamais imaginamos. Para Gates, o alerta é claro: se fosse para começar do zero, ele investiria em IA.

Quer se destacar profissionalmente com IA? Clique aqui e acompanhe treinamento introdutório sobre o tema por apenas R$ 37

“Qualquer nova empresa de IA precisa de uma visão única para se destacar,” ele disse. Para ele, não basta apenas acreditar na tecnologia, é preciso ter uma compreensão profunda e uma abordagem inovadora. Quem vai definir o futuro da IA não será quem tiver mais recursos, mas quem for capaz de pensar além, antecipar tendências e, acima de tudo, construir com propósito.

Segundo ele, o desafio não é mais sobre "se", mas sobre "como" usaremos a IA para moldar o amanhã.

Mas, afinal, como se tornar um especialista em IA?

Para aqueles que desejam acompanhar a transformação e dar os primeiros passos em direção ao mundo da inteligência artificial, a EXAME apresenta o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um programa inédito que vai dar acesso de forma exclusiva às quatro aulas introdutórias do MBA.

Ao longo do treinamento, o especialista Miguel Lannes Fernandes vai mostrar o que é preciso para sair do zero e fazer parte da próxima geração de especialistas em IA do Brasil. “Independente do seu conhecimento em tecnologia”, garante o professor. Para participar, basta possuir diploma de graduação completa em qualquer área do conhecimento.

Não perca essa oportunidade: vagas para treinamento são limitadas. Se deseja fazer parte da futura geração de especialistas em IA, clique aqui

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.

Acompanhe tudo sobre:branded marketingFaculdade EXAMEPré-MBA em IA

Mais de Carreira

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altman diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'