Carreira

Faça a coisa certa

A prática de exercícios físicos podem tanto levar a ótimos resultados estéticos e de saúde, quanto acarretar problemas graves, que acabam em muita dor e até em salas de cirurgia. Saiba os cuidados que você deve tomar antes de começar a malhar em casa: A primeira medida Ela é a primeira e obrigatória: procure um […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h33.

A prática de exercícios físicos podem tanto levar a ótimos resultados estéticos e de saúde, quanto acarretar problemas graves, que acabam em muita dor e até em salas de cirurgia. Saiba os cuidados que você deve tomar antes de começar a malhar em casa:

  • A primeira medida
  • Ela é a primeira e obrigatória: procure um médico. Peça a ele uma avaliação física. Explique claramente que sua intenção é fazer exercícios em casa. Ele deve pedir um eletrocardiograma de esforço, tirar sua pressão e averiguar possíveis problemas ortopédicos. Qualquer convênio médico permite esse tipo de avaliação.

  • Procure um personal trainner
  • Praticar exercícios com a postura errada ou com carga de peso inadequada pode não levar a resultado algum. Pior: pode provocar lesões e até problemas ortodônticos. A prática de atividades físicas em excesso também acelera o envelhecimento, portanto, só um profissional especializado saberá indicar o tipo, a seqüência e a freqüência dos exercícios.

  • Confira a formação de seu profissional
  • Certifique-se de que o profissional tem a formação em educação física e o registro no Cref (Conselho Regional de Educação Física). Ele também pode ser fisioterapeuta, mas deve ter prática em atividades físicas.

  • Teste antes
  • Antes de comprar qualquer equipamento, teste-o, verificando se o modelo é adequado ao seu tamanho, por exemplo. Pessoas muito altas ou muito baixas podem ter dificuldade de apoio nas costas, pés ou braços, dependendo das características do aparelho. Se possível, adquira os equipamentos com a ajuda do professor.

    Acompanhe tudo sobre:[]

    Mais de Carreira

    10 profissões para quem gosta de ciências sociais

    Como usar a técnica de prototipagem rápida para inovação

    Salários de até R$ 50 mil: essa profissão está em alta, mas sofre com ‘escassez’ de especialistas

    Especialista de Yale revela a aposta número 1 para mudar de carreira em 2025