Escrever: o correto é chucro ou xucro? (izusek/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2021 às 16h23.
Por Diogo Arrais, professor de português (@diogoarrais)
Certa vez, um aluno indagou: "Professor, que tipo de palavra nunca está errada?"
A palavra que não ofende. Ofendeu, perdeu: é a regra da vida, muito além dos critérios gramaticais. Àquele que usa mal o vocábulo, na deselegância das ofensas, aplica-se o termo "ogro".
A palavra é um afrancesamento do latim Orcus: ogre, divindade infernal dos pagãos romanos.
Nos dicionários de nossa Língua Portuguesa, ogro remete também ao monstro que come crianças, nas histórias infantis francesas. No Michaelis, por exemplo, encontra-se uma relação bastante usual aqui no Brasil: "coisa ou pessoa com que se pretende atemorizar alguém".
Com registros de 1612, do hispânico "chúcaro", era um termo aplicado ao gado ainda não domado.
Por uma questão etimológica, a palavra permanece com "ch" na Língua Portuguesa, mas os dicionários e a própria Academia Brasileira de Letras trazem a variação com "x".
Aqui se aplica o adjetivo para alguém bronco, rústico, ignorante. Diz-se, outrossim, que um ser chucro é inábil na execução de determinada tarefa.
O oposto à deselegância é justamente quem tem ou demonstra "garbo". proveniente do italiano, designa cortesia, amabilidade, modo de comportar-se. No Hino da Independência do Brasil, lá está: "Parabéns, oh brasileiros / Já, com garbo varonil / Do universo entre as nações / Resplandece a do Brasil."
Um sujeito garboso com as palavras é o respeitoso à gramática, mas principalmente ao ouvinte. Quem tem garbo varonil pensa antes de proferir.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
Quais são as grandes tendências do mercado de trabalho? Invista na sua carreira. Assine a EXAME.
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS