Ideias novas podem começar com os comandos certos (Malte Mueller/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 19 de novembro de 2025 às 12h00.
Última atualização em 19 de novembro de 2025 às 12h14.
A inteligência artificial vem se consolidando como uma ferramenta poderosa para quem busca aprimorar a habilidades, inclusive a criatividade— habilidade essencial em qualquer etapa da carreira.
De exercícios de escrita a desafios de imaginação, o ChatGPT pode ajudar profissionais a desenvolver ideias de forma rápida, prática e direcionada, ampliando possibilidades e estimulando novas formas de pensar.
Confira alguns comandos que podem servir como ponto de partida para treinar a criatividade diariamente:
Exemplo:
“Quero explorar o tema [insira o tema]. Gere dez ideias criativas e bem diferentes entre si, variando tom, público-alvo, formato (texto, vídeo, post, projeto, produto etc.) e abordagem. Traga opções que vão do mais simples ao mais ousado.”
Esse comando força o cérebro a explorar diferentes caminhos narrativos e estimula a combinação de referências, algo fundamental para quem trabalha com problemas complexos ou precisa renovar repertórios com frequência.
Ao apresentar variações, a IA atua como uma espécie de laboratório criativo, ajudando a expandir perspectivas que talvez não surgissem no fluxo natural de trabalho.
Exemplo:
“Estou travado(a) para criar algo novo. Proponha três exercícios rápidos para estimular minha criatividade com base no tema [insira o tema].”
Esse tipo de comando favorece a prática constante, oferecendo pequenos desafios que ativam o pensamento associativo e reduzem bloqueios comuns em processos criativos.
Exemplo:
“Transforme o conceito [insira o conceito] em três versões distintas: uma poética, uma técnica e uma humorística, mantendo a ideia central, mas mudando totalmente o estilo."
Ao solicitar mudanças de estilo, o usuário treina flexibilidade, compreensão de público e capacidade de adaptação,três competências muito relevantes no mercado atual. Com este comando, vale também alternar entre as novas personalidades da versão 5.1 do ChatGPT.
Além dos prompts acima, é possível pedir que o ChatGPT ofereça referências artísticas, proponha novos formatos, gere provocações criativas e até atue como um “editor imaginário”, questionando escolhas, sugerindo caminhos e estimulando reflexões.
De olho nos recentes movimentos do mercado e nas perspectivas para o futuro do trabalho, a EXAME desenvolveu um curso virtual e gratuito sobre inteligência artificial.
O curso será transmitido ao vivo e terá duração de duas horas.
O treinamento vai revelar as principais ferramentas de IA que todo profissional – independente do setor de atuação – precisa dominar. Essas ferramentas podem ser úteis para otimizar as tarefas no trabalho, criar um plano de carreira estruturado, ter reuniões mais assertivas e até mesmo conquistar aquela posição dos sonhos.
Para garantir a sua vaga, clique aqui.