Donna Morris: no comando do RH do Walmart, valoriza atitude e proatividade (LinkedIn/Arquivo Pessoal)
Content Writer
Publicado em 5 de agosto de 2025 às 17h41.
Na rotina corporativa, um comportamento pode ser fatal para o crescimento profissional: o pessimismo recorrente. Quem afirma é Donna Morris, vice-presidente executiva e diretora de Recursos Humanos do Walmart, responsável por liderar a experiência de mais de 2 milhões de funcionários da companhia desde 2020.
Segundo ela, pessoas com atitudes negativas frequentes – os chamados Debbie Downers – desmotivam suas equipes e sabotam sua própria trajetória. “Você sabe que eles vão aparecer e trazer o problema, nunca a solução”, disse ela ao CNBC Make It.
Para ela, esse tipo de perfil se opõe ao que líderes e empresas buscam hoje: profissionais com iniciativa, foco em soluções e capacidade de colaboração.
Antes de assumir o cargo atual no Walmart, passou 17 anos na Adobe, ocupando posições estratégicas de liderança. Nesses anos, identificou padrões comuns entre quem prospera nas organizações e quem estagna. O otimismo realista é um desses fatores determinantes.
Na prática, isso significa adotar uma postura propositiva com foco em soluções e espírito colaborativo – e não mascarar problemas com entusiasmo falso. Um comportamento negativo persistente, segundo ela, pode ser reflexo de desalinhamento com a cultura da empresa ou até um indicativo de que a pessoa está no lugar errado.
No atual cenário corporativo, profissionais que se destacam são aqueles que se colocam à disposição, assumem mais responsabilidades e têm iniciativa para resolver problemas, mesmo sem serem solicitados.
Morris destaca que o profissional que busca conhecimento, ajuda os outros e compartilha o que aprende tem mais chances de construir uma reputação sólida. “Pessoas que você vê realmente ajudando os outros [são] um sinal totalmente verde”, afirma.
A fala da executiva reforça uma tendência crescente entre lideranças contemporâneas: mais do que hard skills ou certificados, são as soft skills — empatia, colaboração, visão sistêmica — que moldam os profissionais do futuro. Entender esse novo código de conduta pode ser o que separa uma carreira comum de uma trajetória exponencial.
Para aqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades em gestão, há uma notícia boa: a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.
Os interessados devem se inscrever clicando aqui .
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE LIDERANÇA E GESTÃO