Segundo dados do Ministério da Economia, comércio e serviços correspondem a mais de 80% dos empreendimentos ativos no país (kupicoo/Getty Images)
Luísa Granato
Publicado em 29 de março de 2021 às 16h42.
O Potências Negras Summit irá discutir participação de pessoas negras no mercado de trabalho no próximo dia 30 de março. Online e gratuito, o evento terá uma programação composta o dia inteiro por aulas e debates, marcando também o lançamento do programa de desenvolvimento de pessoas negras cocriado pela Minuto Consultoria e pela Escola Profissas.
Segundo os organizadores, um dos principais objetivos do encontro virtual é mostrar que a diversidade nas empresas vai além de respeitar e aceitar as diferenças. “No evento, é importante e necessário que participantes e palestrantes fortaleçam a ideia de que todos, juntos pela educação que empodera, formaremos protagonistas e quebraremos a barreira da desigualdade de uma vez por todas”, destaca Victor Lambertucci, CEO da Escola Profissas.
Dentre os palestrantes confirmados para o Summit Potências Negras, estão nomes como Lisiane Lemos, Business Development Manager no Google, Vítor Martins, Especialista em Diversidade no Nubank, Arlane Gonçalves, especialista em Diversidade e Inclusão e LinkedIn Top Voice, Guilherme Peixoto, superintendente de Licitações na B3, entre outros nomes.
“É inegável que o racismo estrutural no Brasil precisa ser combatido. Para isso, é necessário conhecer a história, desde as suas bases até o topo, para compreender como isso se reflete na nossa sociedade. Esperamos, com o evento, propor discussões propositivas sobre como formar potências negras e dar acesso a oportunidades reais a essas pessoas”, afirma Ana Minuto, idealizadora do evento e dona da Minuto Consultoria.
Movimento Black Money
No dia do evento, aliás, será disponibilizado um QR code em que os participantes poderão fazer doações voluntárias ao Movimento Black Money e para o projeto AfreekTech. O MBM é o hub de inovação para inserção e autonomia da comunidade negra na era digital e transformação do ecossistema empreendedor negro.
Ao todo, o evento irá contar com três painéis: “Liderança inclusiva”, “Futuro do Trabalho” e “Potências Negras”. Além disso, também haverá quatro módulos de estudos, sendo cada um divido por das aulas. Serão oito aulas com as seguintes temáticas:
O conteúdo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar.