Carreira

Estudantes já podem solicitar financiamento ao FIES

Juros são de 3,4% ao ano; mensalidade deve comprometer, no mínimo, 20% da renda familiar

Estudantes cujas mensalidades comprometem de 50% a  75% da renda, podem solicitar financiamento de 100% do custo total do curso (Germano Luders/Exame)

Estudantes cujas mensalidades comprometem de 50% a 75% da renda, podem solicitar financiamento de 100% do custo total do curso (Germano Luders/Exame)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 31 de janeiro de 2011 às 11h33.

São Paulo – Começa nesta segunda-feira, 31 de janeiro, as inscrições para o programa de crédito do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), do Ministério da Educação.</p>

Os estudantes que conseguirem a aprovação do crédito terão um período de até três vezes a duração do curso para quitar a dívida com juros de 3,4% ao ano. Dessa forma, por exemplo, quem fez uma graduação de quatro anos tem até 13 anos para sanar a dívida. Destes, 1 ano e meio correspondem ao período de carência e os 12 anos restantes dedicados aos parcelamentos.

Para solicitar o financiamento, é preciso estar matriculado em um curso de graduação privado que tenha avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O programa não vale para alunos que já tenham se beneficiado deste tipo de financiamento ou que sejam inadimplentes no Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC).

Quem trancou todas as disciplinas da graduação ou cuja mensalidade comprometa menos de 20% da renda familiar também não pode se beneficiar do financiamento.

Financiamento
O programa de financiamento tem três faixas. Para solicitar o crédito equivalente ao valor total, a mensalidade deve comprometer de 50% a 75% da renda familiar do estudante. Já para o financiamento de 75% do valor total, a mensalidade deve equivaler de 40% a 60% da renda. Nos casos em que a mensalidade corresponde de 20% a 40%, o financiamento será de 50% do custo mensal da graduação.

O cadastro deve ser feito no site do FIES. Depois, o estudante tem até dez dias para validar sua inscrição Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em que fará o curso. A partir da data da inscrição, ele tem um prazo de 20 dias pra formalizar a contratação do financiamento no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

Confira a lista de faculdades conveniadas. Simule seu financiamento.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosEducaçãoEmpréstimosEnsino superiorFaculdades e universidades

Mais de Carreira

É o fim da hora extra? Inteligência artificial pode acabar com o maior pesadelo dos executivos

Elon Musk: 'A guerra por talentos mais louca já vista', diz magnata sobre profissionais de IA

Apenas metade da geração Z diz ter um mentor no trabalho — e isso pode custar caro

Maioria dos funcionários não deseja total autonomia no trabalho, diz CEO do Airbnb