Livros: qual foi a última vez que você estudou gramática do português (Rostislav_Sedlacek/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 25 de setembro de 2018 às 15h00.
Última atualização em 25 de setembro de 2018 às 15h00.
Em um país de constante crise, muitos são os profissionais que recorrem aos Concursos Públicos, com o argumento de que "nada é mais gratificante do que a estabilidade".
Com vencimentos generosos de dez, doze, quinze mil reais por mês - somados às garantias trabalhistas, os concursos seduzem muita gente do mercado corporativo. Como empreender, preparar-se para um concurso - hoje em dia - exige uma estratégia profissional, já que muitos candidatos conseguem acertar acima de 85% da prova.
DIAGNÓSTICO SINCERO
Procure fazer um diagnóstico - com um profissional da área de Concursos - sobre a sua base de Leitura, Escrita, Compreensão Textual, Domínio da Língua Padrão. O processo seletivo é escrito em Língua Portuguesa.
- Em Morfologia, seja bastante esforçado em Pronome, Verbo, Advérbio e Conectivos;
- Em Sintaxe, aprenda de fato. Não fique apenas em processos mnemônicos, como "ficar perguntando a verbo";
- Pontuação é matéria de "todos os dias": teoria e prática;
- Concordância: enumere os casos principais entre os gramáticos;
- Regência e Crase: diante de um bom manual regencial, a consulta deve ser diária a verbos (ou nomes) e suas consequentes transitividades.
REDAÇÃO ENVOLVE O ATUAL E O CONHECIMENTO JURÍDICO
Os cargos mais lucrativos exigem Redação - o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo. Usando palavras muito sinceras (de quem vive este mercado há mais de dez anos): quem não escreve diariamente não desenvolve o hábito.
Comece aos poucos: um parágrafo por dia; uma síntese de uma coluna ou um podcast; um intertexto com algum estudo sociológico, filosófico. Tenha acesso a bons textos; acesso a textos que não apenas repassam o óbvio.
Depois, tente responder a um determinado problema jurídico, aplicando o conhecimento gramatical.
CONCURSO É EMPREENDER
Língua Portuguesa exige tempo e dedicação. Não existe domínio de nada, repentinamente.
Por mais clichê que pareça, a maioria dos concursandos desiste por falta de planejamento, dedicação e treino correto. É como no mundo do Empreendedorismo: há os querem, suam apenas no começo e não têm resultados; há os querem, suam por muito tempo, e - não tendo resultado - continuam até ter. A realização de um sonho só se dá a quem está com o corpo e com a alma.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa