Carreira

Estes aplicativos "salvam a vida" de qualquer estudante

Confira uma lista de recursos que resolvem os problemas dos estudantes


	Jovens usando smartphone: bons aliados para estudar
 (Thinkstock)

Jovens usando smartphone: bons aliados para estudar (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2016 às 12h02.

O símbolo de “celulares desligados” dentro de sala de aula tornou-se obsoleto. Atualmente, não há mais como separar os estudantes de seus smartphones – conectados dia e noite, pesquisando, conversando e se divertindo através da pequena tela. Mas quem disse que tecnologia e educação devem ser mantidos separados?

Ao combinar novos recursos tecnológicos com conteúdo educacional, é possível acelerar o aprendizado e promover métodos inovadores de reter informação. Mais que isso, apoio aos estudos é apenas uma das possibilidades que o estudante pode explorar – aplicativos também podem ajudá-lo a ter uma rotina mais saudável e organizada.

Confira abaixo os melhores recursos (e os melhores aplicativos para cada um) que os estudantes podem aproveitar no seu smartphone:

1 Gravação de Aulas

Há apenas alguns anos, estudantes passavam boa parte das aulas e palestras anotando furiosamente em seus cadernos, a fim de não perder nenhuma informação vital. Com a tecnologia, é possível gravá-las para ouvir novamente quando bem entenderem, sem necessidade de equipamentos especiais. Além dos apps padrão dos smartphones, outras alternativas gratuitas trazem alguns recursos a mais. O SoundNote (iOS) é o mais popular para os usuários de iPad, funcionando como um bloco de notas e gravador de voz; o Voice Recorder (Android) permite subir a gravação para a nuvem do Google Drive. Já o ShareBoard (IOS) é perfeito para capturar de qualquer ângulo o que está escrito no quadro ou projetado na tela. Outros apps populares são o Lecture Capture (iOS), o Notes Plus (iOS) e o Audio Memos Free – The Voice Recorder (iOS).

2 Estudo e Revisão

A tecnologia parece ter alcançado o que nenhum estudante imaginou que seria possível: tornar a revisão divertida. Para Android, há opções como o ExamTime, que oferece a possibilidade de criar mapas mentais, flash cards, anotações, tabelas e quizzes em uma interface colorida e divertida. Outras boas escolhas são o Revision App (iOS), que cobre todos os níveis de estudo, e o Exam Countdown (iOS), que faz uma contagem regressiva para os exames.

Quem gosta de flash cards vai curtir o StudyBlue – um aplicativo que usa informações do curso e apresenta uma seleção de cards para revisão, sendo que usuários também podem criar seus próprios cartões.

3 Preparação para exames

Também há aplicativos que visam preparar os estudantes para exames específicos, como o vestibular, ENEM, GMAT, SAT e GRE. BenchPrep foi o pioneiro na preparação para o ACT, utilizando funcionalidades de rede social e permitindo interação entre os usuários – ele é pago, mas é possível utilizar a versão de demonstração gratuita. Já o o Play2Prep explora o conteúdo do SAT e do ACT e é recomendado a candidatos que buscam aprendizado interativo. Além dos métodos tradicionais de questões parecidas com as do teste oficial e um banco de dados de vocabulários, o app oferece simulados completos e uma versão “game” do simulado.

Para estudantes brasileiros, o App Prova traz mais de 9 mil testes de diversas matérias para que o estudante teste seus conhecimentos. O Geekie Games é um app habilitado pelo MEC que auxilia estudantes a se prepararem para a prova do ENEM.

Para quem está se preparando para o GMAT, o GMAT Timer é excelente para treinar e reduzir o tempo dedicado a cada seção do exame. O Veritas Prep GMAT Practice Quiz oferece simulados de todos os modelos de questão, oferecendo também um diagnóstico gratuito do desempenho. Veja aqui outros aplicativos para estudar para o GMAT.

4 Planejamento dos estudos

Organização é a chave para uma vida universitária saudável e produtiva, e os aplicativos não apenas ajudam a economizar papel como também enviam alertas diretamente no celular. Um app popular é o Timetable (Android), que tem uma interface clean e permite aos usuários manejar sua grade de horários com facilidade. Para um estilo mais próximo da tradicional tabela, opções são o My Class Schedule (Android) or Class Timetable (iOS).

Já o Studious organiza os horários de aulas, prazos de trabalhos e conteúdos para serem estudados. Outra vantagem é que o aplicativo cria lembretes sobre suas tarefas para que você não perca nenhum prazo.

5 Ajuda com bibliografia e formatação

Todos que já passaram horas compilando páginas e páginas de bibliografia vão se sentir realizados com este aplicativo. EasyBib é um app extremamente útil para criar referências acadêmicas: é só escanear o código de barras ou digitar o nome do livro. Já que a padronização da referência varia de escola para escola, o EasyBib oferece diversos modelos padrão. O RefME é outra opção com as mesmas funcionalidades.

Para quem está ralando para encontrar referências, o Scribd é uma plataforma virtual que reúne milhares de livros digitais. Como é acessado por pessoas de todo o mundo, é possível encontrar livros raros, artigos manuscritos e muitos outros documentos interessantes. Também é possível selecionar seus artigos favoritos e fazer upload de outros, criando uma biblioteca pessoal que pode ser acessada de qualquer lugar.

O iTunes U, por fim, permite acessar conteúdos das mais conceituadas universidades, como Yale, MIT, Oxford e Cambridge. As videoaulas disponíveis auxiliarão no aprendizado, além de contribuir para novas ideias.

* Este artigo foi originalmente publicado por Estudar Fora, portal da Fundação Estudar

Acompanhe tudo sobre:Appsgestao-de-negociosGraduaçãoprodutividade-no-trabalho

Mais de Carreira

Para executivo da Amazon, 'IA não veio tirar empregos, mas sim tirar tarefas'

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?