Instagram: norma culta é rara por lá? (Lucas Agrela/Site Exame)
Da Redação
Publicado em 21 de agosto de 2018 às 13h52.
Linguagem corresponde ao sistema de sinais usado pelo homem para expressar seu pensamento tanto na fala quanto na escrita. Corresponde também à forma de expressão própria de um grupo social ou profissional; jargão; fala, linguajar; Língua; tudo que serve para exprimir sensações ou ideias.
Com a ascensão das mídias sociais, é preciso estar muito atento a como nos expressamos. Vejamos três exemplos de legenda, retirados do Instagram:
"Fala meu povo. Mais uma semana com fé foco gratidão agente consegue tudo!!!"
"Vai ser dificil mais vai valer a pena ter seu negocio online"
"Convido vc a conhecer nossa empresa. Só vem."
Além da pobreza nas ideias, essas três legendas apresentam lamentáveis desvios gramaticais. No mundo dos negócios, entender Pontuação Textual e Ortografia garantirá clareza:
"Olá, meu povo! Com fé, foco e gratidão, conseguiremos tudo. #MaisUmaSemana"
É vital separar o chamamento (vocativo) com vírgula; usar tal sinal diante de enumerações de substantivos e, como sugestão, uma "hashtag" criativa. Vamos à próxima:
"Valerá muito ter o seu negócio on-line! Vamos juntos!"
No registro oficial, "on-line" é expressão com hífen. Outra crítica é a repetição de "vai...vai...". Escritor atento evita os excessos no uso verbal.
"Convido você a conhecer nossa empresa. Seja bem-vindo!"
Além da confusa expressão em segunda pessoa "só vem" (vem tu?), falta a devida conjugação com a terceira pessoa do singular: "venha você, que você seja!".
Conhecer gramática normativa não significa ser erudito; é, pois, uma nobre ferramenta, com o devido estudo do público-alvo de determinado negócio ou carreira. Respeitar ou não respeitar a norma depende do objetivo do falante, do escritor.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa