-
1. Os gigantes da tecnologia
zoom_out_map
1/9 (David Ryder/Getty Images)
Esta semana, a revista americana Time publicou a sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo. A seguir, listamos os oito mais influentes que fazem parte do mundo da tecnologia. A lista coloca alguns nomes mais desconhecidos no ocidente, como os chineses Pony Ma e Jack Ma, e deixa outros mais familiares, como Tim Cook, CEO da Apple, de fora. Veja todos os nomes a seguir.
-
2. Pony Ma
zoom_out_map
2/9 (Lam Yik Fei/Bloomberg)
Ma Huateng, também conhecido como Pony Ma é o fundador da Tencent, uma das maiores companhias de internet, comunicações e mídia da China. A empresa é dona do aplicativo WeChat e dos portais QQ. Pony Ma, com 42 anos, é o quinto homem mais rico da China, com uma fortuna estimada em 13 bilhões de dólares. Hoje ocupa o cargo de presidente do conselho da Tencent. A Time já havia colocado Pony Ma em sua lista de 100 pessoas mais influentes do mundo em 2007.
-
3. Tony Fadell
zoom_out_map
3/9 (David Paul Morris/Bloomberg)
Este ano, o nome de Tony Fadell voltou a ser falado. A causa foi a compra de sua empresa Nest pelo Google por 3,2 bilhões de dólares. Fadell foi um dos principais envolvidos na criação do iPod, sob a batuta de Steve Jobs. Depois de deixar a Apple, Fadell fundou a Nest, que desenvolve eletrônicos (como um detector de fumaça) conectados à internet. Fadell é o grande nome quando se pensa na internet das coisas e na casa conectada.
-
4. Evan Spiegel e Bobby Murphy
zoom_out_map
4/9 (David Paul Morris/Bloomberg)
Evan Spiegel e Bobby Murphy (na foto ao lado) são os fundadores da rede social Snapchat. Eles mudaram a dinâmica como se pensa no compartilhamento. Tiraram a maneira pública como as relações em redes sociais se baseavam e colocaram a privacidade em primeiro lugar. Os jovens estão fugindo do Facebook e adotando o Snapchat. O Snapchat, inclusive, rejeitou uma oferta de compra de três bilhões de dólares oferecida pelo Facebook.
-
5. Jeff Bezos
zoom_out_map
5/9 (Getty Images)
O criador da Amazon, Jeff Bezos, não poderia estar de fora da lista. Ele criou uma das maiores empresas de tecnologia na garagem de sua casa. A Amazon mudou (e ainda quer mudar muito) a forma como compras são feitas. Além de ainda comandar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, Bezos busca expandir seus domínios. No segundo semestre de 2013, o americano comprou um dos maiores jornais do mundo, o Washington Post, por 250 milhões de dólares.
-
6. Jack Ma
zoom_out_map
6/9 (Jerome Favre/Bloomberg)
Jack Ma é fundador da gigante virtual Alibaba. A empresa é o maior e-commerce da China. Jack Ma tem uma fortuna estimada em 7,1 bilhões de dólares. A Alibaba está se preparando para iniciar vendas públicas de suas ações. O IPO da empresa deve ser feito nos Estados Unidos. Em 2013, o empreendedor passou a investir na resolução de um grande problema na China: a poluição. Jack Ma se tornou diretor do programa de Conservação Natural da China.
-
7. Travis Kalanick
zoom_out_map
7/9 (David Paul Morris/Bloomberg)
Travis Kalanick é co-fundador e CEO de uma das startups mais quentes do momento, a Uber. Kalanick criou uma nova forma de se pensar em transporte. Carros de luxo alugados com motoristas, algo bem elegante. Kalanick pegou conceitos comuns que invadiram o mercado de tecnologia nos últimos anos e deu um toque de classe neles com o Uber.
-
8. Edward Snowden
zoom_out_map
8/9 (Getty Images)
Edward Snowden foi o responsável por um dos maiores debates sobre privacidade da história do mundo e dos Estados Unidos. Snowden forneceu arquivos da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos para jornalistas, mostrando como o governo vigia seus cidadãos. Hoje, Snowden vive exilado na Rússia.
-
9. Hosain Rahman
zoom_out_map
9/9 (Andrew Harrer/Bloomberg)
O nome de Hosain Rahman é pouco conhecido. Ele é um dos fundadores e CEO da Jawbone, uma empresa que desenvolve computação vestível. Enquanto Google, Samsung e Apple começam a disputar o mercado de tecnologia vestível, a Jawbone já trabalha na área há muito tempo. Com um bônus: eles têm o dispositivo mais bonito e elegante do mercado. E é Rahman o responsável por tudo isso.