(OstapenkoOlena/Getty Images)
Sofia Esteves
Publicado em 13 de outubro de 2020 às 12h03.
Última atualização em 22 de outubro de 2020 às 23h48.
Independente do trabalho, ou cargo de atuação, existe um conjunto de habilidades que são pré-requisitos para que qualquer função seja bem executada – as “Transferable Skills”.
Também conhecida pelos recrutadores como “Habilidades Transferíveis”, sem elas, mesmo que seu currículo possua bons cursos e especializações, conquistar, ou manter uma oportunidade de trabalho, torna-se um grande desafio.
Afinal, vivemos tempos complexos. Hoje, saber cultivar boas relações profissionais e estar integrado à tecnologia são aspectos muito importantes para se manter competitivo em um mercado que caminha em alta velocidade para ambientes mais ágeis e colaborativos.
Confira quais são as 12 habilidades que todo o profissional precisa desenvolver para manter sua carreira relevante no futuro do trabalho, de acordo com estudos da Murdoch University, da Austrália:
Uma boa comunicação tem como base saber escutar. A escuta ativa contribui para que a mensagem seja corretamente compreendida, evitando retrabalhos e conflitos por erros de interpretação. Essa habilidade também requer empatia, respeito, objetividade e coerência entre o que é dito e o que é feito.
Nesse aspecto é importante que o profissional saiba que situações urgentes só podem ser resolvidas com calma. O que não significa levar mais tempo, mas sim, assumir uma postura interna de confiança e ampla capacidade de observação do cenário em questão. Também é fundamental compreender que julgamentos ainda são existentes dentro de si. Tomadas de decisão baseadas em vieses inconscientes não combinam em nada com o futuro do trabalho, ok?
A crescente inserção da tecnologia trará novos desafios ao mercado e os profissionais precisam se manter dispostos a solucioná-los. Isso significa possuir a habilidade de pensamento complexo, de analisar e compreender a fundo o desafio, para então, chegar na solução adequada.
A pandemia deixou clara a importância de estarmos preparados para ter que reinventar os negócios a qualquer momento. Com tantas mudanças no mercado já acontecendo, adquirir prazer por aprender e desenvolver o poder de adaptabilidade é o caminho mais seguro para garantir uma carreira sustentável.
Nessa habilidade, o diferencial é saber questionar através do pensamento analítico. Esse comportamento permite que as ações sejam mais assertivas, já que foram pré-analisadas e embasadas. Aqui também vale a capacidade de interpretar dados, que serão cada vez mais comuns para a tomada de decisões nas empresas.
Criatividade gera solução. Logo, nada mais importante do que ter essa habilidade bem desenvolvida, não é mesmo? Em sua base, está a curiosidade. Então, lembre-se de nunca se permitir acreditar que “já sabe o bastante”.
Saber lidar com as próprias emoções em situações de pressão extrema é um fator primordial dentro do cenário atual. Através de práticas de autodesenvolvimento emocional, o profissional pode perceber quais são seus pontos frágeis e aprender a gerir suas emoções com mais eficiência.
Abrange qualidades que fazem do profissional um colaborador confiável. Inclui pontualidade, comunicação transparente, coerência, organização e responsabilidade.
Ao trabalhar com outras pessoas, é fundamental aprimorar habilidades de comunicação, autogestão emocional e a colaboratividade, que envolve saber compartilhar seus conhecimentos e agir em prol do benefício de todos.
Os profissionais organizados geralmente cumprem os prazos, se comunicam com os outros em tempo hábil e seguem bem as instruções, gerando confiança aos empregadores.
Como posso servir hoje? Essa é uma ótima pergunta para se fazer todos os dias. Essa habilidade está ligada a sua capacidade de colocar seus melhores talentos à disposição do bem-estar coletivo.
Quase todas as posições em todos os setores exigirão o uso da tecnologia em algum nível. Sendo assim, é fundamental adquirir conhecimentos digitais para lidar com novas tecnologias, sempre que necessário.
Bons estudos!