Carreira

Estas profissões tradicionais devem se beneficiar do sucesso da inteligência artificial; veja quais

Profissionais de diferentes áreas podem aproveitar o crescimento da inteligência artificial para alavancar suas carreiras; veja como participar de treinamento online sobre o tema

Adotar a inteligência artificial não é mais uma questão de "se", mas de "quando" (Freepik)

Adotar a inteligência artificial não é mais uma questão de "se", mas de "quando" (Freepik)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 24 de outubro de 2024 às 09h27.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

Em novembro de 2022, quando o ChatGPT foi lançado, muitos não imaginavam o sucesso que a ferramenta alcançaria. Levou pouco tempo para que o tema se tornasse o centro das atenções nas redes sociais, nas conversas entre amigos e no meio corporativo.

Algumas pessoas se depararam com o medo de perder o emprego ou de serem substituídas pela ferramenta. Outras, mais otimistas, se apegaram na ideia de que o funcionamento da inteligência artificial depende do ser humano. Por uma perspectiva ou por outra, fato é que as novas tecnologias estão transformando o mundo dos negócios

E a boa notícia é que você pode aproveitar isso a seu favor. Em diferentes carreiras – para além das áreas de computação, dados ou engenharia –, uma formação em IA é um ponto de destaque, que agrega valor ao currículo de qualquer profissional

PRÉ-MBA DA EXAME ENSINA COMO LIDERAR PROJETOS DE IA PARA SE DESTACAR NO MERCADO. ACOMPANHE!

Para ter ideia, segundo o Fórum Econômico Mundial, posições nas áreas de aprendizado de máquina de IA e segurança cibernética devem crescer, em média, 30% até 2027. Especialistas do setor afirmam que aqueles que dominarem o avanço da IA poderão se destacar nas empresas onde atuam, migrar de carreira e até mesmo alcançar uma promoção com mais facilidade.

Mas, para isso, é preciso estar atento e saber aproveitar as oportunidades que as mudanças tecnológicas trazem. De olho nisso, selecionamos 5 profissões que podem se beneficiar com a chegada da IA. Confira.

Quais profissões podem se beneficiar da IA?

1. Profissionais da saúde

Identificar doenças, definir diagnósticos e propor tratamentos faz parte da rotina da maioria dos profissionais da saúde, que precisam ter bastante cuidado e assertividade em qualquer tomada de decisão. Para evitar equívocos, a IA pode ser uma boa aposta.

Em procedimentos cirúrgicos, as novas tecnologias permitem aos profissionais da área programar sistemas que simulam capacidades humanas com mais eficiência e segurança. Segundo estudo publicado no Journal of the American Medical Association, cirurgias assistidas por IA reduzem o tempo de recuperação e complicações de pacientes.

Diante das novidades, é nítido que os profissionais de saúde que dominarem o avanço da IA vão se destacar em suas carreiras e aumentar o leque de oportunidades. Por isso, a recomendação é estar atento às novidades e buscar capacitação na área

Inteligência artificial pode apoiar médicos e profissionais da saúde a realizar procedimentos mais seguros e assertivos (Freepik/Reprodução/Reprodução)

QUER SE DESTACAR PROFISSIONALMENTE? ACOMPANHE TREINAMENTO VIRTUAL DA EXAME SOBRE O TEMA

2. Advogados

Profissionais formados em direito também podem ter seus horizontes profissionais ampliados com o crescimento das ferramentas de inteligência artificial

Com a IA, é possível realizar pesquisas jurídicas com eficiência e velocidade, gerir grandes volumes de documentos de forma otimizada, melhorar o atendimento ao cliente por meio de chatbots automatizados e usar dados históricos para prever resultados judiciais.

Para profissionais que querem migrar de carreira, também há espaço: advogados especialistas em cibersegurança tendem a ser cada vez mais requisitados pelas empresas.

3. Economistas

Ferramentas de inteligência artificial possibilitam que uma grande quantidade de dados seja analisada em pouco tempo. Por isso, elas também são positivas para os economistas.

Para tomar qualquer decisão financeira, economistas podem lançar mão de ferramentas de IA capazes de entregar informações relevantes para tomada de decisões após analisar diferentes cenários de mercado. Isso pode ser útil para entender qual o melhor investimento para uma determinada empresa ou acompanhar com mais clareza oscilações de moedas.

Foi pensando nessas e outras aplicações que a EXAME desenvolveu uma pré-MBA sobre inteligência artificial. A iniciativa é voltada para quem busca entender como aplicar a IA em seu dia a dia profissional, seja qual for sua área de atuação. Faça sua inscrição clicando aqui.

4. Agricultores

A inteligência artificial também é positiva para quem está no campo. Ela pode apoiar o agricultor a tomar decisões mais assertivas, por exemplo. Ao analisar dados históricos de colheita e plantio, ferramentas de IA podem sugerir o melhor caminho a tomar em diferentes conjunturas. Isso é importante para evitar desperdícios de tempo, dinheiro e insumos.

Profissionais do campo que dominarem a IA e conseguirem utilizá-la a seu favor poderão alcançar resultados mais lucrativos e executar operações com mais otimização.

Ferramentas de IA podem ajudar agricultores a economizar tempo, dinheiro e insumos (Freepik/Reprodução/Reprodução)

QUER SABER COMO APLICAR A IA NA SUA CARREIRA? CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO EM TREINAMENTO SOBRE O TEMA

5. Professores

Engana-se quem pensa que a inteligência artificial não pode estar presente em sala de aula ou que a ferramenta atrapalha o dia a dia dos professores. Existem formas de inserir a IA e aproveitar suas vantagens para um ensino mais dinâmico e atrativo.

Desenvolver e planejar aulas mais criativas e dinâmicas, aperfeiçoar os métodos de avaliação e instigar os alunos a checar informações são alguns dos caminhos que professores podem adotar para levar ferramentas de IA para as salas de aula.

Como começar a aprender sobre inteligência artificial?

De olho em quem deseja começar uma carreira em IA, a Faculdade EXAME apresenta uma o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão exclusivo do treinamento assinado pela EXAME para incluir no currículo.

O programa é apresentado por Miguel Fernandes, Chief AI Offer na EXAME e um dos maiores nomes do mercado de inteligência artificial. Com vasta experiência prática e acadêmica, Fernandes vai se aprofundar nos conceitos, ferramentas e estratégias de IA que já estão transformando as empresas.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME

*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketingFaculdade EXAMEPré-MBA em IA

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados