Carreira

Esta certificação é exigida para mais de 500 vagas no mercado financeiro

CEA habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos em diversas instituições no país

Em alguns casos, a certificação CEA é vista como uma exigência ainda mais importante do que a experiência prévia como assessor de investimentos (StockSnap/Pixabay/Reprodução)

Em alguns casos, a certificação CEA é vista como uma exigência ainda mais importante do que a experiência prévia como assessor de investimentos (StockSnap/Pixabay/Reprodução)

BC

Beatriz Correia

Publicado em 11 de abril de 2022 às 18h07.

Apesar da alta taxa de desemprego no Brasil - que atualmente ultrapassa os 11% e atinge 12 milhões de brasileiros - alguns setores do mercado de trabalho apresentaram um expressivo crescimento em 2021. O mercado financeiro é um deles. 

A plataforma de recrutamento e seleção, Gupy, apontou que houve um crescimento de 466% nas vagas ofertadas em fintechs em 2021 na comparação com o mesmo período de 2020. As startups do sistema financeiro são um dos motivos que impulsionaram o crescimento do setor. 

A mudança de foco dos tradicionais bancos para carteiras digitais e plataformas online de investimentos fez com que o mercado buscasse mais profissionais qualificados no setor financeiro. A busca por especialistas em investimentos, analistas e assistentes financeiros tem aumentado

BTG vagas

De acordo com a plataforma vagas.com, houve um crescimento de 17% na publicação de vagas para o setor entre janeiro e agosto de 2021, em comparação com o mesmo período de 2022. Em uma busca no LinkedIn e outras plataformas de recrutamento e seleção, é possível encontrar mais de 500 oportunidades. O ponto importante é que a grande maioria delas tem um requisito em comum para quem quer se candidatar: a certificação CEA. Saiba aqui como consegui-la.

(Reprodução/Reprodução)

Em alguns casos, a certificação é vista como uma exigência ainda mais importante do que a experiência prévia como assessor de investimentos. 

 

(Reprodução/Reprodução)

 

(Reprodução/Reprodução)

Sua trajetória rumo a uma carreira no mercado financeiro começa agora. Saiba como se preparar clicando aqui. 

A importância da certificação CEA

A CEA — Certificação ANBIMA de especialista em investimentos — é uma certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos em diversas instituições financeiras no país. Emitida pela ANBIMA, que é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a CEA garante mais credibilidade àqueles que buscam oportunidades no setor. 

Na prática, o profissional certificado CEA está apto a recomendar produtos de investimentos para diferentes perfis de investidores em diversos segmentos, além de poder atuar diretamente como gerente de contas prestando assessoria de investimento.

O que é preciso para ser um profissional certificado CEA?

Diferente de outras certificações do mercado, para que o candidato obtenha sua certificação CEA ele não necessariamente precisa ter experiência prévia em instituições financeiras ou possuir uma graduação. O único pré-requisito é ser aprovado no exame e ser maior de 18 anos.

A prova para obter a certificação CEA é aplicada durante o ano todo, e o candidato deve agendá-la no momento da inscrição, mediante pagamento da taxa no valor de R$899,00 definida pela ANBIMA. A prova é aplicada digitalmente: o candidato escolhe o dia, vai até o local indicado, e responde às questões pelo computador. São 70 questões que podem ser respondidas no período de 3h30. Para ser aprovado, o candidato precisa atingir pelo menos 70% de acertos.

Prepare-se para a prova AGORA. Conheça o curso de Edgar Abreu em parceria com a EXAME. 

Como estudar para a prova da CEA

Para ajudar aqueles que desejam fazer a prova em busca da certificação CEA, a EXAME fez uma parceria com Edgar Abreu, o maior especialista em certificações financeiras do mercado, e lançou um curso ensinando o conteúdo cobrado na prova e a forma como ele é aplicado no exame.  O conteúdo é formado por mais de 200 vídeo aulas separadas em 7 módulos diferentes que ficam disponíveis para o aluno assistir quando e onde quiser. As aulas são estruturadas por professores altamente qualificados com o foco no conteúdo cobrado na prova

Os módulos abordam temas como: 

  • Sistema financeiro nacional
  • Códigos de Regulação da ANBIMA
  • Conceitos básicos de economia e finanças
  • Tipos de investimentos: renda fixa, variável, derivativos
  • Fundos de investimentos
  • Previdência 
  • Estatística
  • Finanças comportamentais
  • Planejamento de investimento

No total, o curso ainda contempla 10 simulados da prova para o aluno treinar até o exame final. 

Conheça o professor

Graduado em Matemática, Mestre em Economia e Especialista em Finanças, Edgar é pioneiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, referência nacional em educação financeira e conhecido por sua didática.

Edgar fundou uma instituição de educação online (Cursos Edgar Abreu), com foco na qualificação de profissionais que buscam conhecimento e desenvolvimento na área de finanças. 

Conheça o Curso Preparatório para a certificação CEA

Acompanhe tudo sobre:Investimentos-pessoaisMercado financeiro

Mais de Carreira

Como usar a técnica de Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) para melhorar o desempenho profissional

Escala 6x1, 12x36, 4x3: quais são os 10 regimes de trabalho mais comuns no Brasil

Ele trabalha remoto e ganha acima da média nacional: conheça o profissional mais cobiçado do mercado

Não é apenas em TI: falta de talentos qualificados faz salários de até R$ 96 mil ficarem sem dono