Carreira

Esse é o erro número 1 que candidatos a emprego cometem: ‘Eles usam o ChatGPT de maneira errada’

Especialista em recrutamento diz que a maioria dos candidatos usa a inteligência artificial de forma errada e não faz o ‘currículo brilhar’ – mas ele também diz qual a forma correta de usar o ChatGPT

 (Anadolu Agency/Getty Images)

(Anadolu Agency/Getty Images)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 19 de outubro de 2024 às 05h00.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

Jeremy Schifeling é um especialista em recrutamento e autor de um livro que ensina como usar o ChatGPT para buscar emprego. Não é por acaso que, quando alguém com um currículo desses revela o maior erro na hora de procurar posições de trabalho, o mundo fica atento para escutar.

Em um artigo para a CNBC, Schifeling revelou a maneira correta de usar a IA para fazer o seu currículo brilhar. “Usada corretamente, ela pode ajudar você a conseguir a entrevista — e, finalmente, o emprego”, disse.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Essa é a maneira errada de usar a IA

“Na minha experiência, a maioria dos candidatos a emprego que usam o ChatGPT ou outras plataformas de IA começam com um prompt como ‘Gere um currículo de marketing’. Isso pode parecer um ótimo lugar para começar, mas é o maior erro que você pode cometer’, diz ele.

Na visão do especialista, a resposta da IA para esse prompt tende a ser engessada e pouco verdadeira. “E essa não é a primeira impressão que você quer causar”, avalia.

Essa é a maneira certa de usar a IA

O especialista explica que existe um caminho melhor para usar a tecnologia. E ele elencou em quatro passos simples. Confira a seguir.

  1. Comece com um rascunho de currículo escrito por um humano (ou seja, você)
  2. Identifique e incorpore palavras-chave ausentes
  3. Quantifique as realizações e demonstre os resultados
  4. Revise, revise, revise!

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Saia do básico e use a IA para além do óbvio

Olhando para quem deseja avançar os conhecimentos em IA – e até mesmo começar uma carreira nesse mercado –, a EXAME apresenta uma nova edição do Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela EXAME para incluir no currículo.

O programa é apresentado por Miguel Fernandes, Chief AI Offer na EXAME e um dos maiores nomes do mercado de inteligência artificial. Com vasta experiência prática e acadêmica, Fernandes vai se aprofundar nos conceitos, ferramentas e estratégias de IA que já estão transformando as empresas.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.

Acompanhe tudo sobre:branded marketingFaculdade EXAMEPré-MBA em IA

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados