Carreira

Esse é o erro número 1 que candidatos a emprego cometem: ‘Eles usam o ChatGPT de maneira errada’

Especialista em recrutamento diz que a maioria dos candidatos usa a inteligência artificial de forma errada e não faz o ‘currículo brilhar’ – mas ele também diz qual a forma correta de usar o ChatGPT

 (Anadolu Agency/Getty Images)

(Anadolu Agency/Getty Images)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 19 de outubro de 2024 às 05h00.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

Jeremy Schifeling é um especialista em recrutamento e autor de um livro que ensina como usar o ChatGPT para buscar emprego. Não é por acaso que, quando alguém com um currículo desses revela o maior erro na hora de procurar posições de trabalho, o mundo fica atento para escutar.

Em um artigo para a CNBC, Schifeling revelou a maneira correta de usar a IA para fazer o seu currículo brilhar. “Usada corretamente, ela pode ajudar você a conseguir a entrevista — e, finalmente, o emprego”, disse.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Essa é a maneira errada de usar a IA

“Na minha experiência, a maioria dos candidatos a emprego que usam o ChatGPT ou outras plataformas de IA começam com um prompt como ‘Gere um currículo de marketing’. Isso pode parecer um ótimo lugar para começar, mas é o maior erro que você pode cometer’, diz ele.

Na visão do especialista, a resposta da IA para esse prompt tende a ser engessada e pouco verdadeira. “E essa não é a primeira impressão que você quer causar”, avalia.

Essa é a maneira certa de usar a IA

O especialista explica que existe um caminho melhor para usar a tecnologia. E ele elencou em quatro passos simples. Confira a seguir.

  1. Comece com um rascunho de currículo escrito por um humano (ou seja, você)
  2. Identifique e incorpore palavras-chave ausentes
  3. Quantifique as realizações e demonstre os resultados
  4. Revise, revise, revise!

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Saia do básico e use a IA para além do óbvio

Olhando para quem deseja avançar os conhecimentos em IA – e até mesmo começar uma carreira nesse mercado –, a EXAME apresenta uma nova edição do Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela EXAME para incluir no currículo.

O programa é apresentado por Miguel Fernandes, Chief AI Offer na EXAME e um dos maiores nomes do mercado de inteligência artificial. Com vasta experiência prática e acadêmica, Fernandes vai se aprofundar nos conceitos, ferramentas e estratégias de IA que já estão transformando as empresas.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.

Acompanhe tudo sobre:branded marketingFaculdade EXAMEPré-MBA em IA

Mais de Carreira

Quer um salário de seis dígitos? Executiva da IBM revela a habilidade mais requisitada do momento

'Melhor ser menos experiente com habilidades em IA do que mais experiente sem elas', dizem CEOs

CEO da Microsoft revela truque para ser mais produtivo no trabalho: 'Fará uma diferença real'

Como pedir uma carta de recomendação: veja modelo pronto