Gestão emocional: habilidade é essencial para líderes (haryigit/Thinkstock)
Redatora
Publicado em 4 de julho de 2025 às 17h53.
Para os profissionais que almejam liderar com excelência, uma competência muitas vezes negligenciada pode ser o verdadeiro diferencial: a gestão emocional.
De acordo com a psicóloga e cientista sênior Zorana Ivcevic Pringle, do Centro de Inteligência Emocional da Universidade de Yale, os indivíduos mais criativos e bem-sucedidos compartilham uma característica em comum: eles são mestres em gerir suas emoções.
As informações foram retiradas de CNBC Make It.
Segundo Pringle, regular as emoções não significa apenas manter-se positivo, mas sim atravessar momentos de incerteza e frustração com resiliência.
Essa é uma habilidade importante para quem está à frente de equipes, liderando projetos complexos ou tomando decisões sob pressão.
"Você precisa aceitar um certo nível de incerteza e aprender a navegar por momentos de incômodo", afirma.
Entre as estratégias para desenvolver essa competência, está o conceito de "seleção de situação", em que profissionais escolhem deliberadamente como e com quem gastarão seu tempo, com base no que os energiza ou os drena.
Líderes que aplicam esse princípio conseguem proteger sua energia e alinhar suas atividades com seus valores e metas de longo prazo.
Outro recurso valioso é a alteração do ambiente. A própria Pringle relata que, ao escrever seu livro enquanto ainda atuava como cientista em tempo integral, trocou o local de escrita para uma livraria.
A mudança de espaço ajudou a reconfigurar seu estado mental e emocional, aumentando a produtividade e reduzindo o estresse. Para gestores e líderes, reconhecer o impacto do ambiente sobre o desempenho pode ser a chave para desbloquear o potencial da equipe.
A redireção de atenção também surge como uma ferramenta eficaz. Interromper uma discussão acalorada para mudar o foco pode proporcionar uma nova perspectiva e evitar desgastes desnecessários.
Em ambientes de alta pressão, como é comum na liderança, essa capacidade de reorientar o foco mental pode manter a equipe motivada e conectada ao objetivo.
Para encabeçar as novas demandas do mercado, as empresas estão procurando líderes mais completos –com habilidades técnicas, humanas e estratégicas de alta performance.
De olho nessa necessidade, a Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, se juntou à EXAME para oferecer o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento de quatro aulas virtuais que ensina as habilidades para ser um líder mais humano e que entrega melhores resultados.
Ao longo de três horas de conteúdo, os alunos vão descobrir o perfil do líder mais procurado pelas empresas, as habilidades mais importantes que o mercado exige e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional.
Resumindo: os participantes recebem um ‘mapa da mina’ para alcançar sucesso como líderes. Tudo isso por apenas R$ 37.
Outra boa notícia é que todos que acompanharem até o final receberão um certificado de conclusão, com assinatura da Saint Paul, que pode ser incluído no currículo e no LinkedIn.
Para garantir sua vaga antes que elas acabem, clique aqui ou no botão abaixo.
EU QUERO APRENDER COM A SAINT PAUL A SER UM LÍDER MAIS COMPLETO