Sonya Gafsi Oblisk, diretora de merchandising e marketing da Whole Foods (Fonte: LinkedIn | Reprodução)
Redatora
Publicado em 17 de julho de 2025 às 10h08.
No ambiente corporativo atual, marcado por excesso de informações e múltiplas demandas, clareza e propósito são diferenciais.
Sonya Gafsi Oblisk, diretora de merchandising e marketing da Whole Foods, acredita que uma liderança eficaz nasce da capacidade de priorizar, ouvir e considerar o impacto de cada decisão sobre todas as partes envolvidas.
Com mais de duas décadas em cargos de alta gestão — passando por empresas como Walmart, Coca-Cola e Kraft Foods — ela compartilha suas três principais estratégias para liderar com foco, humanidade e responsabilidade. As informações foram retiradas do Business Insider.
Ao longo da carreira, Oblisk aprendeu que dizer sim para tudo pode parecer produtividade, mas gera apenas sobrecarga e resultados diluídos.
Hoje, ela prefere trabalhar com foco extremo em metas claras e mensuráveis.
Um exemplo foi a reestruturação do portal de catering online da Whole Foods: ao priorizar esse único projeto e adiar outras demandas, a equipe conseguiu entregar a plataforma reformulada a tempo para o feriado de Ação de Graças.
Ela destaca que parte do seu papel como líder é modelar o comportamento que espera da equipe.
“Dizer não” virou um ato de proteção — das prioridades, da energia da equipe e do próprio propósito da organização.
Segundo ela, em um mundo sobrecarregado de estímulos, a clareza mental tornou-se um verdadeiro “superpoder de liderança”.
Uma das práticas mais valorizadas por Oblisk é a escuta ativa nas lojas. Ela e outros executivos da Whole Foods se comprometem, anualmente, a visitar pessoalmente todas as mais de 500 unidades da rede.
O objetivo é ouvir diretamente os colaboradores da linha de frente e entender como suas experiências refletem também a percepção dos clientes.
Oblisk acredita que, mesmo em uma era de comunicação digital intensiva, nada substitui o valor de uma conexão humana autêntica.
Para Oblisk, liderar é buscar alinhamento e não apenas resultados. Ela defende um modelo de gestão com mentalidade de stakeholders, avaliando impactos não só sobre clientes, mas também sobre colaboradores, fornecedores, comunidades e o meio ambiente.
Participe do Pré-MBA em Liderança e Gestão, uma parceria entre EXAME e Saint Paul. Em apenas 4 aulas 100% online (incluindo uma ao vivo), você aprende com os melhores como transformar sua rotina em uma ferramenta real de performance e impacto.
Clique aqui e garanta sua vaga para liderar com mais clareza, propósito e disciplina