Carreira

Essas estratégias ajudam líderes a resolverem disputas corporativas e avançarem na carreira

Empatia e inteligência emocional ajudam líderes a vencer conflitos internos e consolidar sua autoridade

 (foto/Thinkstock)

(foto/Thinkstock)

Publicado em 16 de maio de 2025 às 11h32.

Disputas territoriais no ambiente corporativo, especialmente entre gestores de áreas interdependentes, podem comprometer não apenas a produtividade das equipes, mas também a estabilidade emocional dos líderes envolvidos.

Esse cenário é descrito em um dilema compartilhado por um profissional no Reddit e analisado por Minda Zetlin, editora colaboradora da Inc., na nova sessão da revista sobre ética empresarial.

Ausência de liderança formal e os efeitos colaterais

Para Minda Zetlin, o problema tem origem clara: a falta de atuação do gestor de nível superior. Cabe a ele definir os limites e atribuições de cada equipe, o que não está sendo feito.

Diante desse vácuo de liderança, os gerentes precisam assumir o papel de negociadores diretos, encontrando formas de organizar as demandas sem o apoio da alta gestão.

Mas a solução, segundo Zetlin, não está na imposição de autoridade nem na intensificação das disputas.

O ponto de partida é a empatia — a capacidade de se colocar no lugar do outro para compreender suas motivações, medos e inseguranças.

Essa empatia se torna o ponto de virada na resolução dos conflitos interpessoais entre líderes.

Quando a empatia vira ferramenta de liderança

Mesmo não sendo culpado pela situação, o gerente que trouxe o caso à tona tem uma responsabilidade: agir para reduzir o conflito e proteger sua equipe. E isso passa por um esforço de aproximação com os pares.

A recomendação é buscar conversas individuais, em contextos informais, como um café fora do ambiente de trabalho.

Nessas conversas, o gestor deve reconhecer o valor das demais equipes, admitir que sua própria equipe é nova e, a partir desse ponto, propor uma divisão clara e consensual de tarefas.

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Liderança

Mais de Carreira

Oito frases que pessoas com alta inteligência emocional nunca deixam de dizer

Microsoft anuncia plano audacioso para criar sistemas de IA com capacidades superiores às humanas

Monopólio na publicidade? Como Meta, Google e Amazon estão dominando esse mercado

Quando manter um funcionário brilhante custa mais do que vale: o perigo do talento tóxico