LONDON, ENGLAND - FEBRUARY 03: In this photo illustration, the welcome screen for the OpenAI "ChatGPT" app is displayed on a laptop screen on February 03, 2023 in London, England. OpenAI, whose online chatbot ChatGPT made waves when it was debuted in December, announced this week that a commercial version of the service, called ChatGPT Plus, would soon be available to users in the United States. (Photo by Leon Neal/Getty Images) (Leon Neal/Getty Images)
Content Writer
Publicado em 10 de setembro de 2025 às 10h21.
Se você já se frustrou com respostas genéricas do ChatGPT, saiba que não está sozinho. A IA é eficiente para gerar texto rápido, mas muitas vezes deixa a desejar em profundidade e relevância. O segredo para mudar isso pode estar em uma única palavra: “detalhe”.
Ao incluir esse termo nos seus prompts, você incentiva a IA a aprofundar as explicações, listar nuances e trazer mais contexto em cada resposta. Em vez de uma visão superficial, você recebe um conteúdo mais rico e estruturado.
O ChatGPT é treinado para identificar padrões de linguagem. Palavras como “detalhe”, “explique” ou “descreva” ativam um comportamento específico: entregar respostas mais completas.
Isso acontece porque esses termos pedem, de forma direta, uma expansão de informações. É como se você desse um comando explícito para “abrir a caixa preta” da IA.
Essa técnica é especialmente útil em tarefas que exigem análise, como:
Elaborar relatórios de mercado com dados mais completos
Criar planos de negócios com etapas claras
Produzir conteúdos técnicos para diferentes públicos
Explorar diferentes ângulos de uma decisão estratégica
Ao aplicar esse ajuste simples, você transforma a IA em uma ferramenta mais valiosa para projetos pessoais e profissionais.
Veja alguns exemplos de prompts:
“Explique em detalhe os impactos da taxa de juros na economia brasileira.”
“Liste em detalhe os passos para criar uma campanha de marketing digital eficiente.”
“Descreva em detalhe as vantagens e desvantagens de trabalhar no setor de tecnologia.”
Quanto mais você orienta o ChatGPT a aprofundar, mais próximo chega de respostas que se parecem com análises de especialistas.
A IA está remodelando o mercado de trabalho em velocidade recorde. Quem souber extrair respostas estratégicas do ChatGPT terá uma vantagem competitiva enorme, seja para crescer na carreira ou empreender.
De olho nisso, EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.