(Getty Images/Getty Images)
Redatora
Publicado em 22 de maio de 2025 às 11h23.
A pergunta que todo líder deveria se fazer é: o que aconteceria se meu negócio parasse de funcionar amanhã?
A resposta a essa pergunta pode determinar o futuro — ou o fim — de uma empresa.
Essa é a lógica por trás da norma ISO 22301, sistema internacional de gestão da continuidade dos negócios (BCMS, na sigla em inglês), que vai muito além de uma exigência regulatória.
Para quem lidera uma empresa — de uma startup de tecnologia a uma cafeteria local —, trata-se de uma ferramenta de gestão estratégica, capaz de preservar operações críticas, proteger a reputação e garantir a confiança de clientes e investidores, mesmo diante de cenários adversos. As informações foram retiradas de Entrepreneur.
Liderar hoje significa, acima de tudo, ser capaz de planejar para o inesperado.
A ISO 22301 oferece justamente isso: uma estrutura escalável, prática e sistemática que orienta os tomadores de decisão a entender quais áreas do negócio são vitais, o que pode colocá-las em risco e como reagir rapidamente, sem improviso.
Implementar a ISO 22301 não significa engessar processos com burocracia. Pelo contrário: começa pela definição de um escopo focado nas atividades mais críticas — aquelas que realmente sustentam o negócio.
A partir dessa priorização, o líder empresarial conduz uma Análise de Impacto nos Negócios (BIA), identificando tolerâncias de tempo de inatividade e mapeando os recursos que sustentam cada função crítica.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.