Carreira

Essa é a estratégia número 1 que marcas estão usando para chamar a sua atenção

Entenda como recursos interativos podem transformar engajamento em lealdade e resultados reais

 (Freepik)

(Freepik)

Publicado em 26 de maio de 2025 às 15h49.

Marcas e empresas sofrem de um mesmo problema: o ruído digital – ou seja, a enorme quantidade de conteúdos disponíveis atualmente na internet. 

Diante de tantos estímulos, o diferencial de uma campanha eficaz está na capacidade de captar e reter a atenção dos consumidores. Nesse contexto, uma das estratégias que pode ser aplicada é a gamificação.

O conceito faz alusão ao emprego planejado de mecânicas típicas dos jogos em ambientes que não são jogos, com o propósito de incentivar o envolvimento, fortalecer a fidelização e estimular a criação de hábitos.

Essa técnica se baseia na premissa de que os seres humanos têm uma tendência natural à busca por realizações, competição e recompensas imediatas. 

A ciência por trás da estratégia

Sempre que alcançamos uma meta — como, por exemplo, finalizar uma tarefa ou etapa — o cérebro libera dopamina, um neurotransmissor relacionado ao prazer, motivação e aprendizado por reforço. 

Essa liberação gera uma sensação de sucesso e promove a repetição daquele comportamento, fazendo com que o usuário retorne de forma automática, como ao verificar redes sociais ou jogar no celular. 

Pode-se afirmar que a gamificação é fundamentada no condicionamento operante, conceito desenvolvido pelo psicólogo B.F. Skinner. Já existem diversas empresas que utilizam essa abordagem, por meio de:

  • Reforço positivo (exemplo: Starbucks premiando os clientes com estrelas a cada compra)
  • Reforço negativo (exemplo: punições pela quebra de sequência de uso no Duolingo)
  • Recompensas variáveis (exemplo: sorteios e brindes aleatórios no Monopoly do McDonald's)

Jogar para vencer

A gamificação vai muito além de sistemas de pontos ou medalhas virtuais — seu foco está em acionar os mecanismos da motivação humana. Por meio dela é possível desenvolver uma experiência de usuário envolvente, capaz de fortalecer a lealdade do público e garantir visibilidade em meio à concorrência.

Contudo, esse recurso exige responsabilidade. O sucesso da gamificação, no futuro, estará com aquelas marcas que forem capazes de equilibrar engajamento com responsabilidade emocional, aplicando a estratégia de forma consciente e bem direcionada.

Destaque-se no mercado e viralize a sua marca

Em tempos de e-commerce e consumidores cada vez mais conectados às redes, saber desenvolver uma estratégia bem estruturada pode ser a diferença entre uma marca que apenas vende e outra que conquista seus consumidores — gerando fidelização e recorrência.

De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.

Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:

  • Transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento;
  • Liderar estratégias de branding e performance;
  • Impulsionar as vendas dentro da empresa.

Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

EU QUERO APRENDER MAIS SOBRE MARKETING DIGITAL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing Performance

Mais de Carreira

'Jamais saia de uma entrevista de emprego sem fazer esta pergunta número 1', diz especialista

Cinco plataformas de IA pouco conhecidas que estão viralizando fora do país

Você vai perder seu emprego? Estudo da Indeed mede o impacto da IA em diferentes profissões

Ciência diz que esta simples pergunta revela a verdadeira personalidade de um candidato a emprego