(Franscisco Martins/Exame)
Redatora
Publicado em 28 de maio de 2025 às 10h49.
Quando o número de pequenas empresas à venda supera a quantidade de compradores tradicionais, é hora de repensar a sucessão empresarial. A crise de sucessão tem nome: “Tsunami Prateado”.
Trata-se da crescente onda de empresários da geração baby boomer se aposentando sem encontrar compradores para seus negócios. Como consequência, cerca de 80% das empresas que vão ao mercado simplesmente não conseguem ser vendidas, segundo dados do site Entrepreneur.
Diante da escassez de compradores externos — sejam eles estratégicos, financeiros ou por estilo de vida —, uma alternativa se destaca: olhar para dentro da empresa.
A sucessão via funcionários-chave surge como uma rota menos tortuosa, mais eficiente e cheia de benefícios para todas as partes envolvidas.
Ao vender a empresa para funcionários, o dono ganha controle sobre o processo. Não há longas rodadas com compradores interessados, negociações arrastadas ou processos de due diligence conduzidos por equipes externas.
A química já está estabelecida. Os compradores — neste caso, funcionários que conhecem cada engrenagem da operação — são pessoas de confiança, com alinhamento cultural e histórico comprovado dentro da empresa.
Essa familiaridade reduz drasticamente os riscos de choque cultural, que é comum quando um comprador externo assume o comando.
Além disso, os funcionários mantêm seus empregos, e o impacto positivo na comunidade local é preservado: a empresa continua gerando renda, pagando impostos e movimentando fornecedores.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isso significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.