Carreira

Saiba como se preparar para o concurso da CVM

Salário é de até 13,2 mil reais; prepare-se com um simulado sobre sistema financeiro nacional

Sala de operações do pregão eletrônico da Bovespa: CVM abre concurso para 150 oportunidades (Germano Lüders/EXAME)

Sala de operações do pregão eletrônico da Bovespa: CVM abre concurso para 150 oportunidades (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2010 às 17h24.

Rio de Janeiro - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou edital para os cargos de inspetor e analista, com salário de até 13.264,77 reais. A banca organizadora é a Esaf. A prova está prevista para 19 de dezembro, mas já é possível se preparar com um simulado sobre Sistema Financeiro Nacional.

“A prova foi dividida em conhecimentos gerais e específicos, ambas compostas por questões objetivas, além de prova discursiva, que é uma redação de 40 a 60 linhas sobre um tema da atualidade com valor máximo de 10 pontos”, explica o diretor pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella.

De acordo com ele, para os cargos de nível superior, a prova de conhecimentos gerais vale 40% da prova objetiva e a prova de conhecimentos específicos vale 60%

Segundo ele, para os cargos de inspetor e analista de mercado de capitais, as disciplinas básicas são português (10% da prova objetiva), inglês (10%), matemática financeira (10%) e estrutura do mercado de valores mobiliários (10%).

“Para essas disciplinas, o que deve nortear a preparação do candidato é a facilidade que ele encontra em cada um desses conteúdos, programando um tempo maior de estudo para as disciplinas que tem menos conhecimento ou mais dificuldade”, afirma.

Estrella destaca ainda que a Esaf tem uma grande quantidade de concursos organizados e muitas provas à disposição dos candidatos. “É fundamental conhecer a forma de cobrança da banca para entender quais conteúdos merecem maior dedicação”.

Já na prova de conhecimentos específicos, as disciplinas serão distribuídas da seguinte forma: contabilidade (20% para inspetor e 18% para analista); auditoria (10% inspetor e 7% analista); funcionamento do mercado de valores mobiliários (20% inspetor e 25% analista) e economia (10% para ambos os cargos).

Prioridades
“A principal preocupação do candidato deverá estar voltada para contabilidade. Essa disciplina, além de um grande peso na prova, tem conteúdo muito complexo, apresentando tópicos de contabilidade básica, avançada, de custos e pública”, afirma.


A disciplina estrutura do mercado de valores mobiliários requer atenção especial do candidato, de acordo com Alexandre Vasconcellos professor do CEAV. “O candidato deverá estudar a Lei 4.595, principalmente do artigo 1º ao 24º, que mencionam o Sistema Financeiro Nacional”, diz.

Segundo ele, o candidato deve ficar atento também para os tópicos sobre mercado de capitais, como conhecimento do Sistema Financeiro Nacional, a CVM e o funcionamento do mercado de valores mobiliários. “As questões cobradas referente a esse assunto são em cima da legislação pertinente, sem muitas ‘pegadinhas’, ou seja, o candidato que deve ter atenção especial a essa disciplina, pois com certeza terá um bom rendimento no concurso”, afirma.

O professor Jorge Cândido de Almeida destaca que sobre a disciplina fundamentos do mercado de valores mobiliários, o especialista destaca que o primeiro passo é buscar entender a missão e a lógica do sistema financeiro.

“É necessário procurar entender a dinâmica do mercado. Entendidas a missão e a lógica do sistema deve-se no buscar conhecer cada instituição integrante, suas atribuições e como estas são executadas”, explica.

Para ter um bom desempenho na prova da CVM, o candidato deve ter organização e montar um planejamento de estudos, de acordo com o especialista em concursos Fábio Gonçalves. “É imprescindível organização nesse momento. Isso é tão importante quanto ler com atenção o edital”, explica. “É necessário dividir o tempo restante, até o dia da prova, pelas disciplinas cobradas, montar uma grade de estudos, dedicar mais ou menos tempo para as matérias segundo o grau de dificuldade. Assim não haverá disciplina sem ser estudada no momento da prova, garantindo um rendimento que dê segurança ao candidato”.

Vagas
Para os cargos que exigem nível superior a CVM oferece 80 oportunidades - 71 para o Rio de Janeiro e 9 para São Paulo. Há vagas para profissionais de arquivologia, biblioteconomia, planejamento e execução financeira, normas contábeis e de auditoria, recursos humanos, infraestrutura de TI, sistemas e mercado de capitais.

As inscrições terminam na próxima terça-feira, 2 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site da Esaf (www.esaf.fazenda.gov.br). O valor da taxa é de 120 reais. É necessário informar o cargo, a área de especialização, se for analista, a cidade onde concorrerá pela vaga e a cidade onde fará a prova.

* Cláudia Jones é assessora de imprensa especializada em concursos e apresentadora do programa Passe Fácil da Rádio Roquette Pinto, 94,1 FM

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

Treinamento de R$ 37 te coloca no radar das empresas que estão desesperadas por talentos

10 práticas que estão deixando os funcionários mais felizes - e que toda empresa pode se inspirar

Ainda dá tempo de recomeçar: IVG lança mentoria para profissionais acima de 50 anos

A aposta do Mercado Livre é gerar funcionários “empreendedores”