silêncio (Thinkstock/ RynioProductions)
Content Writer
Publicado em 22 de setembro de 2025 às 11h42.
Todos os líderes, em algum momento, vão se deparar com uma enxurrada de conselhos não solicitados. Seja no meio de uma tomada de decisão delicada ou quando refletem sobre algum erro cometido. Mas o que parece uma tentativa de ajuda pode, na prática, minar a autonomia e a autoconfiança.
“Quando alguém oferece orientação sem que você tenha pedido, o que o seu cérebro ouve é: ‘Você não consegue lidar com isso sozinho’”, explica Shadé Zahrai, pesquisadora comportamental que já treinou mais de 7 milhões de profissionais.
Para ela, o risco é ainda maior para quem está em posições de liderança. Por isso, Zahrai compartilhou à CNBC Make It cinco frases que funcionam como respostas estratégicas e respeitosas para manter a autonomia sem causar rupturas nas relações.
Essa frase simples e diplomática serve como um escudo em momentos em que o gestor precisa manter a cordialidade, sem abrir mão da autonomia.
Aqui, o equilíbrio entre respeito e firmeza é fundamental. Ao demonstrar que ouviu o ponto de vista do outro, o líder também afirma que possui uma direção clara a seguir.
Esta resposta fecha a porta para insistências, o que é útil em ambientes onde conselhos repetitivos podem desgastar relações e comprometer o tempo de execução.
A frase é uma virada de chave quando o momento exige mais empatia do que instrução. Em situações emocionais ou de pressão, o gestor pode precisar de espaço para refletir — e não de uma lista de sugestões.
Essa é uma forma de estabelecer limites com clareza e firmeza, sem fechar portas para futuras interações. Ideal para momentos em que a intromissão alheia começa a atrapalhar a condução dos projetos ou comprometer o foco.
Para Zahrai, o tom com que essas frases são ditas faz toda a diferença. “As mesmas palavras podem soar gentis ou defensivas, dependendo de como você as profere. Procure ser calmo, firme e respeitoso. É isso que faz essas respostas funcionarem”, orienta.
O domínio dessas respostas não é apenas uma questão de etiqueta. Trata-se de uma competência estratégica. Em um mundo corporativo cada vez mais colaborativo, a capacidade de manter a liderança das próprias decisões é o que separa gestores inseguros de líderes confiantes.
O excesso de conselhos, mesmo que bem-intencionados, pode causar ruídos e afetar diretamente o desempenho de quem lidera. Proteger sua autonomia, sem desrespeitar quem opina, é um exercício diário para quem ocupa ou almeja cargos de liderança. E mais do que uma defesa, é uma habilidade essencial para liderar com confiança, clareza e autenticidade.
Para aqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades em gestão, há uma notícia boa: a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.
Os interessados devem se inscrever clicando aqui.
EU QUERO ACOMPANHAR TREINAMENTO DA EXAME E SAINT PAUL SOBRE LIDERANÇA E GESTÃO