Especialista em ESG: para implementar as práticas de sustentabilidade aos negócios, empresas buscam cada vez mais especialistas na área (Wayhomestudio/ Freepik/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 21 de março de 2023 às 09h00.
Última atualização em 6 de abril de 2023 às 09h51.
Se há alguns anos, questões de sustentabilidade eram prioridade restrita a alguns grupos específicos, hoje o tema é discutido nas reuniões de diretoria e conselhos de administração de companhias bilionárias. O que houve para essa mudança de patamar na discussão? O mundo mudou e a emergência climática e ambiental bateu à porta - e no bolso.
O tema ganhou impulso no meio corporativo por meio da sigla ESG que, em tradução livre, representa o conceito de sustentabilidade aplicado aos âmbitos Ambiental, Social e de Governança (Environment, Social and Governace).
A pesquisa “Como está a sua Agenda ESG?” mostrou que quase 80% das empresas respondentes já inseriram o ESG em suas estratégias, e 60% delas já colocaram o tema no orçamento.
O estudo originário de uma parceria entre o Pacto Global da ONU; a Stilingue, plataforma de monitoramento digital com Inteligência Artificial; e a consultoria Falconi, também revelou que o tema tem ainda mais peso em empresas bilionárias.
Mais de 90% das empresas com faturamento acima de R$ 5 bilhões já inserem o ESG nas estratégias, e 70% delas possuem uma gestão dedicada ao tema.
De maneira geral, os pontos mais importantes para conseguir avançar na agenda ESG, segundo as empresas, são:
Uma outra pesquisa do ManpowerGroup mostrou que o principal desafio para implementar o ESG nas empresas, de qualquer segmento ou porte, é conseguir formar uma equipe multidisciplinar para aplicar o planejamento e transformá-lo em ações práticas.
Ou seja, faltam profissionais especializados em ESG. Não à toa, só 5% das empresas afirmaram ter todos os talentos necessários dentro da organização. Consequentemente, a maioria das instituições buscam treinar, desenvolver e contratar talentos existentes nos pilares ESG.
É por isso que uma nova oportunidade de carreira surge. Profissionais especializados em ESG encontram um grande campo de atuação - afinal, empresas de todos os setores buscam se adequar aos pilares de sustentabilidade - e são muito buscados por companhias de todos os portes, inclusive as multinacionais bilionárias.
O especialista em ESG é o profissional responsável pela gestão da estratégia de sustentabilidade corporativa, avaliação de riscos e oportunidades e suporte à comunicação entre todos os stakeholders. Na prática, o gestor em ESG analisa quais ações as empresas devem ter para aplicar os critérios de sustentabilidade à prática do negócio.
Entre as habilidades que as empresas buscam nos profissionais ESG estão:
Pensando em desenvolver profissionais para suprir esta demanda de mercado, a EXAME e o Ibmec prepararam uma série gratuita e online de quatro aulas que ensinam os caminhos para quem quer se especializar em ESG.
Programada entre os dias 10 e 18 de abril, a série “Carreira em ESG” mostra as possibilidades de carreira na área, ensina as habilidades necessárias a serem desenvolvidas por profissionais do setor e revela o passo a passo para se especializar no tema.
Para participar, basta se cadastrar na página oficial do evento clicando aqui ou no botão abaixo:
QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE CARREIRA EM ESG
*Este é um conteúdo apresentado por EXAME Academy