Falando sobre seus pontos fracos na entrevista de emprego (Khosrork/Getty Images)
Luísa Granato
Publicado em 12 de junho de 2021 às 08h00.
Fale um pouco sobre os seus pontos fracos. Essa é uma clássica questão das entrevistas de emprego. E ela é tão comum que não adianta dar uma resposta padrão ou ensaiada demais para o recrutador.
A também resposta clássica de “sou perfeccionista” também não vai funcionar e pode prejudicar sua imagem. O caminho também não é exagerar na sinceridade.
Mesmo que a entrevista seja o momento de “vender o seu peixe”, o profissional precisa fazê-lo por meio de uma boa narrativa de sua trajetória e até dos aprendizados com seus erros. “Sou perfeito”, “me concentro demais nos detalhes” e “amo trabalhar demais” não convencem mais ninguém.
“Aquele candidato que chega perfeccionista, perfeito demais, muito pouco humano nas entrevistas, ele está até desatualizado. Até porque hoje, principalmente em empresas de tecnologia, de inovação, existe uma cultura de que você pode falhar e errar. Pra que ser perfeccionista se você pode aprender com seus erros?”, fala Maytê Lourenço, diretora de estratégia da TBWA\Chiat Day e convidada do podcast Entre Trampos e Barrancos.
Contar uma história sobre erros e aprendizados e sobre como lidou com problemas revela muito mais sobre seu perfil profissional.
Confira o episódio completo do podcast Entre Trampos e Barrancos: