Carreira

Entre Trampos e Barrancos: e quando a entrevista vai de mal a pior?

Já perguntaram o seu signo na entrevista de emprego? Confira o podcast Entre Trampos e Barrancos com conselhos para experiências ruins no recrutamento

 (Getty Images/Divulgação)

(Getty Images/Divulgação)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 23 de agosto de 2020 às 08h00.

Já perguntaram seu signo na entrevista de emprego? Não te contrataram porque seu time era um e o do recrutador, outro? Os leitores da EXAME contaram nas nossas redes sociais e mandaram por e-mails histórias de experiências ruins, bizarras ou esquisitas que tiveram no momento da entrevista.

No podcast Entre Trampos e Barrancos, algumas situações são engraçadas, outras desesperadoras -- e até ilegais. Para esclarecer esses relatos, explicar a melhor forma de agir na entrevista e dar outros conselhos, convidamos Rafael Meneses, sócio e diretor da Page Executive.

Com anos de experiência na área de recrutamento, o executivo revela que já passou por diversos momentos constrangedores. E conta uma história própria e marcante: em um processo seletivo, a segunda parte da entrevista seria em inglês para testar a capacidade na língua, um candidato pediu para ir no banheiro e não voltou mais.

Um lembrete de que a mentira no currículo tem pernas curtas, não é? Confira o episódio completo pelo Spotify.

 

 

Como cheguei aqui

O que é sucesso para você? Para Geraldo Rufino, presidente da JR Diesel, nascer e ter novos oportunidades para aproveitar cada dia já é uma dádiva. Enquanto o sucesso é relativo. “Eu nasci com sucesso”, conta Rufino no segundo episódio do podcast “Como Cheguei Aqui”, o programa de carreira da Exame.

“Os tempos não são difíceis, eles são diferentes. A minha essência nasceu brilhando, eu já era feliz, eu já tinha tudo que o que queria ter: a vida. E para preservar a vida você só precisa de mais um dia”, fala ele. “Para mim, o sucesso é permanente”.

No piloto, o presidente do Google Brasil Fabio Coelho também compartilhou diversas lições sobre como se manter relevante no mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraentrevistas-de-empregoPodcasts

Mais de Carreira

A receita da Petlove para unir funcionários satisfeitos e expansão acelerada

Com 21 anos, ele criou um projeto que leva médicos para áreas remotas no Brasil

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários