Carreira

Entenda como incentivar a saúde mental do seu time estrategicamente

Uma pesquisa realizada pelo portal "Empregos.com" mostra que 25% das empresas afastaram, nos últimos 12 meses, até 5 funcionários em razão de questões ligadas à saúde mental

É exatamente por ser escassa – e essencial – que pode ser o grande diferencial dos líderes no futuro. (Hinterhaus Productions/Getty Images)

É exatamente por ser escassa – e essencial – que pode ser o grande diferencial dos líderes no futuro. (Hinterhaus Productions/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2022 às 11h19.

No mês da campanha nacional de prevenção ao suicídio, uma pesquisa realizada pelo portal "Empregos.com" mostra que 25% das empresas afastaram, nos últimos 12 meses, até 5 funcionários em razão de questões ligadas à saúde mental. Dentre os principais fatores a afetarem estes funcionários, estavam questões como ansiedade, estresse, depressão e burnout.

A busca pela implementação de um ambiente profissional seguro, no qual indivíduos possam sentir-se à vontade com sua saúde mental, ainda não é uma prioridade para diversas empresas. Em um levantamento produzido pela empresa de consultoria Capita, 49% dos colaboradores não acham que seu líder imediato saberia o que fazer se eles conversassem com ele sobre um problema de saúde mental e, ainda, 53% dos entrevistados conhecem colegas que foram forçados a desistir do trabalho devido ao estresse.

Com o objetivo de transformar este cenário, é preciso, em primeiro lugar, manter-se atento aos sinais que a sua equipe dá durante a rotina, como alterações de humor, apatia, e até mesmo queda da produtividade. Nessas situações é preciso buscar entender o que está acontecendo com os colaboradores de forma proativa, sem comportamentos reativos que possam causar efeitos ainda mais negativos nos profissionais.

Algumas estratégias de valor são: a comunicação clara entre RH e equipe; a a cultura de feedbacks, que possam reduzir a ansiedade em relação a entregas futuras; o reforço da necessidade de cooperação entre o time como um todo; pesquisas de satisfação que levem em conta a opinião dos colaboradores; e, ainda, o autocuidado, para que as suas questões pessoais não sejam espalhadas para o resto do time.

Para entender ainda mais sobre saúde mental no ambiente profissional e conferir a lista completa de sintomas que chamam a atenção para questões ligadas ao assunto, receba insights e confira detalhes do tema no vídeo com Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário, na coluna "A Nova Geração do RH".

https://www.instagram.com/p/CiuwRqAJAzR/

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosDicas de carreira

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados