Carreira

Buser cria programa de bolsas de estudo com estágio e salário de R$ 3 mil

Vai fazer Enem? A startup Buser abriu inscrições para um programa de bolsas de estudo que vai utilizar a nota da prova

Tony Lâmpada, CTO da Buser (Buser/Xico Carvalho/Divulgação)

Tony Lâmpada, CTO da Buser (Buser/Xico Carvalho/Divulgação)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 18 de novembro de 2021 às 15h27.

Última atualização em 19 de novembro de 2021 às 18h46.

Para quem está prestando as provas do Enem, a Buser, startup de fretamento colaborativo de ônibus, acaba de lançar uma nova oportunidade para utilizar a nota: no programa Buser Tech, os estudantes poderão aplicar para 50 bolsas de estudo de ensino técnico e superior na Faculdade Descomplica.

Black Friday da EXAME Academy começou mais cedo. Veja cursos e MBAs em oferta.

Antes mesmo de iniciar o curso escolhido, os selecionados vão começar sua experiência profissional como estagiários na empresa e recebendo a bolsa-auxílio de R$ 3 mil.

Em parceria com a Faculdade Descomplica, o programa vai oferecer oito opções de cursos, todos aprovados pelo MEC, para os estudantes. As formações são à distância e têm relação com a área de tecnologia. As opções são:

  • Banco de Dados
  • Computação em Nuvem
  • Sistemas para Internet
  • Jogos Digitais
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Ciência da Computação
  • Sistemas de Informação
  • Engenharia da Computação

Como todos os negócios focados em inovação e tecnologia, a Buser também tem a falta de profissionais qualificados na área como uma barreira para o seu crescimento acelerado.

Segundo Tony Lâmpada, CTO da startup, a solução que eles encontraram esbarra no desejo da companhia de contribuir com a educação no país.

“Várias empresas estão percebendo isso. Se tornou uma necessidade você olhar o problema da formação de profissionais e abraçar a responsabilidade de resolver esse problema. Se você quer se manter inovador, precisa tratar a educação como uma área estratégica do crescimento do negócio”, fala Lâmpada.

No início do ano, a startup fez duas turmas para formações mais curtas. Foram bootcamps de um mês e de três meses, que formaram 19 pessoas. Dessas, 13 foram contratadas e continuam na empresa.

A oferta de um curso gratuito e voltado para a empregabilidade se tornar aliada também dos esforços para trazer diversidade para a área de tecnologia. Para dar um viés social para o Buser Tech, a seleção terá pontos adicionais para alunos da escola pública.

O executivo conta que o Buser Camp, com a formação curta, gratuita e com bolsa, trouxe grandes aprendizados.

“Acho que o primeiro aprendizado é que funciona. Você consegue partir de um talento bruto e, fazendo um bom processo seletivo e dando a motivação certa, desenvolvê-la em pouco tempo”, diz.

Segundo ele, o segundo grande aprendizado foi saber diferenciar o ensino que é escalável e o que não é. É essa fórmula que a empresa deseja reproduzir com o novo programa em maior escala e um prazo maior de formação.

“Existe o treino e o jogo. A parte do traine pode ser feita em aula e por vídeos. Só que vão até certo ponto. Aí entra a parte do jogo, que é pra valer. É mexer no código que envolve dinheiro de verdade e pessoas de verdade. Essa parte do jogo tem que ser feita dentro de casa e com mentores para acompanhar de perto”, explica.

Como se inscrever nas bolsas do Buser Tech

Para se inscrever, é necessário ter a partir de 16 anos. A seleção usará a nota da prova ENEM 2021, assim como dos vestibulares do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Os interessados devem fazer a inscrição pelo site do programa. Além da nota do vestibular, o processo de seleção também terá entrevista e testes comportamentais.

As inscrições vão até o dia 30 de dezembro pelo site. A lista de aprovados vai sair após os resultados do ENEM, o que deve acontecer até o fim de janeiro.

O estágio se inicia antes mesmo das aulas e há possibilidade de efetivação ainda no primeiro ano. Os estagiários terão aulas sobre programação dentro da empresa e ainda vão desenvolver essas competências na prática.

Dicas de carreira, vagas e muito mais

Você já conhece a newsletter da Exame Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.

Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoEducaçãoEnemStartups

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman