Carreira

Encontre sua filosofia

As pessoas trabalham melhor onde são felizes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 19h36.

Última atualização em 20 de fevereiro de 2018 às 11h24.

Filosofar não é só para filósofos, basta pôr-se a pensar. Certamente você conhece quem tenha “sua filosofia”, sendo executivo, cozinheiro, professor ou engenheiro.

Lembro, por exemplo, de dois geógrafos que criaram filosofias: Friedrich Ratzel e Vidal de La Blanche. O primeiro afirmava que “O homem é produto do meio”, e sua filosofia recebeu o nome de “determinismo”.

O segundo dizia “O meio é produto do homem”, e assim criou o “possibilismo”. Aparentemente opostas, as duas visões são complementares, pois somos, sim, influenciados pelo ambiente em que estamos, mas também temos o poder de influenciar o mesmo ambiente. Essa percepção pode fazer uma imensa diferença.

Quando Você S/A publica as conclusões da pesquisa das 150 Melhores para Trabalhar, algo salta aos olhos: as que oferecem melhores condições e ambiente de trabalho são mais rentáveis.

Ratzel diria que não há novidade nisso, pois, afinal, o homem é resultado do meio, e a qualidade de seu trabalho é consequência da cultura, do clima, das causas e das ferramentas disponíveis. O geógrafo alemão dando pitacos no RH, veja só.

Mas, analisando o mundo corporativo, percebemos que a empresa é responsável pelo ambiente de trabalho, mas só por uma parte, a outra é coisa de cada um. Certamente você conhece gente que passa a vida descontente no trabalho, cultivando a posição passiva de esperar que sua capacitação, sua promoção e sua qualidade de vida sejam providenciadas pela empresa. Esses são os deterministas.

Já os possibilistas fazem sua parte, dão sua contribuição na criação de um bom ambiente de trabalho, aceitam e oferecem feedback com sinceridade, sentem-se parte da tripulação e não passageiros temporários.

Cuidam de seu autodesenvolvimento, organizam-se, planejam seu futuro, não desprezam a saúde e a vida pessoal, e jamais se omitem diante das dificuldades. Ponto para os possibilistas. A filosofia do francês La Blanche pode explicar muitas carreiras bem-sucedidas.

Para terminar, outro dado: as empresas consideradas as melhores para trabalhar atraem e abrem as portas exatamente para aqueles que estão dispostos a colaborar para torná-las ainda melhores e maiores. Esta é a lógica que sustenta o processo que garante o progresso.

Eugenio Mussak é professor do MBA da FIA e consultor da Sapiens Sapiens. 

Acompanhe tudo sobre:Edição 147Filosofia

Mais de Carreira

Por R$ 37, esse é o ‘primeiro passo’ para ingressar em uma das carreira mais valorizadas do mercado

Essa é uma das razões para o CEO da Apple ser um dos executivos mais bem pagos do mundo

O mercado financeiro nunca foi tão Gen Z — e as fintechs buscam talentos que falem a língua deles

Philip Morris Brasil anuncia programa global de estágio com bolsa-auxílio de R$ 2.000