Carreira

Empresas em SP preferem estagiários que falam inglês

Segundo levantamento do CIEE, 62% dos universitários têm conhecimentos em outros idiomas e a maior parte entende de tecnologia

Boa parte dos estagiários estuda outras línguas, acessa a internet e tem aparelho de MP3 (Getty Images)

Boa parte dos estagiários estuda outras línguas, acessa a internet e tem aparelho de MP3 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2013 às 13h35.

São Paulo  - Os universitários que falam língua estrangeira e estão conectados em novas tecnologias têm mais chances de conseguir estágio nas empresas do estado de São Paulo, segundo levantamento recente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Entre 119 empresas consultadas, 91% dos estagiários têm acesso à internet e mais da metade (62%) fala outra língua além do português. 

O estudo analisou o perfil de 3 mil estagiários das companhias que concorreram ao prêmio As 50 Melhores Empresas Para Estagiar, do CIEE, em parceria com Ibope Inteligência e Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SP). Entre os entrevistados, a maioria é do sexo feminino (58%) e possui computador (87%).

Além dos computadores do tipo desktop, o CIEE apontou que 44% dos estagiários possui laptop e que 33% também pode se conectar à internet através de celular com tecnologia 3G. Enquanto mais da metade (53%) têm um aparelho de MP3 para ouvir música, cerca de 18% possui um iPod, aparelho da Apple.

O conhecimento de idiomas é requisito para ser estagiário na maior parte das empresas: 56% opta por estudar inglês, seguido pelo espanhol (20%) e outras línguas (8%). A maior parte dos estagiários é formada de universitários (81%), mas há espaço para os que ainda cursam o ensino médio (14%) ou fazem curso técnico (5%).

Segundo o estudo, o perfil do estagiário ainda inclui estudo em instituições particulares (73%) e moradia com os pais (74%). Com relação à idade, 46% dos estudantes tem entre 21 e 25 anos e 39% corresponde à faixa estária dos 16 a 20 anos. O levantamento mostra que, no entanto, que há espaço também para estagiários entre 26 e 30 anos (9%) e com mais de 30 anos (5%).
 

Acompanhe tudo sobre:Carreira jovemcarreira-e-salariosEstágiosInglêsMercado de trabalho

Mais de Carreira

Por que a OpenAI está comprando empresa do designer da Apple por US$ 6,5 bilhões

Para sobressair no meio digital, aposte nestes quatro formatos de conteúdo

Quanto ganha um profissional de marketing? Veja lista com os cargos mais bem pagos do ano

10 profissões para quem gosta de vendas e negociação