Livros (Marcos Santos/USP Imagens)
Da Redação
Publicado em 11 de fevereiro de 2013 às 14h00.
Recentemente, preparava um prefácio e me vi envolvido pela pergunta que intitula este artigo: Em um ou num? – A conclusão que cheguei é que seu emprego se trata de uma questão de estilística.
Para o falante, por exemplo, algumas combinações são determinantes para marcar seu estilo.
Na palavra resultante da combinação, o artigo não se altera nem desaparece, mas a preposição pode sofrer alteração, formando nova palavra. É a linguagem informal. Explico: como o Artigo é a palavra que se antepõe ao substantivo para definir ou indefinir o ser nomeado por ele (substantivo), ao combinarmos a preposição em com o artigo indefinido um, resulta a combinação num. A preposição em se modificou.
Esta combinação faz a referência ao caráter da linguagem. Usá-la ou não, caracteriza formalidade ou informalidade.
Preposição (A, de, em, por) + Artigo indefinido (um, uns, uma, umas) = Combinação (dum, duns, duma, dumas, num, nuns, numa, numas)
Exemplos:
A) O orador foi muito aplaudido numa de suas palestras.
O orador foi muito aplaudido em uma de suas palestras.
B) Ao participar dos cursos de Comunicação Verbal, certamente estará num ambiente próprio para suas necessidades da fala.
Ao participar dos cursos de Comunicação Verbal, certamente estará em um ambiente próprio para suas necessidades da fala.
Percebeu o contexto? Há um tom de informalidade e familiaridade nas mensagens, que poderia ter uma característica mais elaborada por parte do emissor, mas as combinações conferiram esta orientação.
Agora o uso de uma forma ou de outra só depende da sua escolha para se expressar no ambiente que você se está inserido, por isso, é importante esta avaliação.