Carreira

Elon Musk tem um método incrivelmente simples para ser produtivo

Qualquer busca pelo nome de Elon Musk no Google revela uma curiosidade do público: como o CEO da Tesla consegue ser tão produtivo assim?

 (Bill Pugliano/Getty Images)

(Bill Pugliano/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2017 às 06h00.

Última atualização em 21 de outubro de 2017 às 06h00.

Elon Musk é um dos empreendedores mais famosos do mundo e CEO de duas empresas em franca ascensão, a fabricante de carros elétricos Tesla e a fabricante de foguetes SpaceX, ambas nos EUA.

Qualquer busca de seu nome no Google é rapidamente associada a uma curiosidade do público: como ele consegue ser tão produtivo assim?

A resposta é simples, pelo menos no papel: mantendo o foco, não importa o assunto ou tarefa em questão.

Uma reunião, por exemplo, deve resolver algo que não pode ser resolvido por e-mail e seus participantes devem ser de fato essenciais naquele momento e agregar valor à discussão.

Por isso, Musk pode se virar para alguém e perguntar: “Você não disse nada. Por que está aqui?”.

Foque no sinal

A abordagem pode parecer um pouco rude a princípio, mas é aprovada pela maioria: segundo o site Glassdoor, onde é possível falar sobre os prós e contras do trabalho em uma organização, 98% dos funcionários da SpaceX aprovam seu CEO.

Em uma entrevista ao mesmo Glassdoor – que o elegeu como 8º melhor CEO de 2017 –, Elon Musk resumiu sua estratégia de produtividade: “Foque no sinal e não no barulho. Não perca tempo com o que não melhora as coisas de verdade.”

Para ele, “focar no sinal” significa chegar preparado e entender exatamente o que você precisa fazer a partir de princípios fundamentais, não de uma maneira superficial ou incerta.

Caso entre em detalhes demais sem entender a base de algo, explica Musk, “você pode estar construindo algo em cima de um terreno defeituoso.”

O que Elon Musk pensa sobre liderança

Musk também falou sobre sua visão de liderança. “Seu título o torna um gerente, mas suas pessoas o tornam um líder”, resume. “Queremos que nossos líderes encontrem jeitos de motivar e inspirar seus times, reduzir o barulho em seu trabalho e ajudar a remover bloqueios.”

Na SpaceX, continua, a ideia é que o líder está à disposição do time, não o contrário.

“Isso se aplica a mim, acima de tudo. Também se espera que os líderes trabalhem mais duro que aqueles que trabalham para eles e garantam que suas necessidades [dos funcionários] estejam à frente de suas próprias – e assim liderar através do exemplo.”

Como construir uma boa equipe

Na hora de construir um bom time (que na SpaceX consiste em cerca de 6 mil pessoas), ele garante que encontrar gente boa é a coisa mais importante.

“Essa é 90% da solução, já que contratações erradas podem custar muito”, afirma Musk. “Desafiamos nossos líderes de gente a contratar pessoas melhores que eles mesmos e assim tornar a empresa melhor com cada contratado.”

* Este artigo foi originalmente publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar

Acompanhe tudo sobre:SucessoDicas de carreiraComportamentoprodutividade-no-trabalhoElon Musk

Mais de Carreira

A receita da Petlove para unir funcionários satisfeitos e expansão acelerada

Com 21 anos, ele criou um projeto que leva médicos para áreas remotas no Brasil

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários