São Paulo -- Elon Musk, fundador da SpaceX, do PayPal e da Tesla Motors, já foi descrito como “o novo Steve Jobs” e, diz a lenda, serviu de inspiração para a caracterização, no cinema, do personagem Tony Stark, o Homem de Ferro.
Musk é admirado por empreendedores de todo o planeta. Mas poucos sabem que ele apanhou bastante para se tornar um líder competente. O livro “Elon Musk – Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future” (ainda sem edição em português), de Ashlee Vance, conta essa história.
Musk, que nasceu na África do Sul, estudou no Canadá e nos Estados Unidos, onde montou sua primeira startup, a Zip2, em 1995. Foi lá que ele teve sua primeira experiência como líder de uma equipe. Em entrevista a Ashlee Vance, ele falou sobre a primeira lição que aprendeu sobre liderança:
“A primeira suposição que fazemos é que as outras pessoas vão se comportar como nós. Mas isso não é verdade. Mesmo que elas queiram se comportar como você, elas não terão necessariamente as mesmas informações e suposições que você tem em mente”, disse Musk.
“Você tem de se colocar numa posição onde você pensa: ‘Bem, como isto soaria para eles, sabendo o que eles sabem?’”, prossegue ele.
Sendo um programador brilhante e um tanto arrogante, Musk frequentemente interferia no trabalho dos engenheiros, causando frustrações:
“Eu programava muito melhor que eles. Eu ia lá e consertava o que achava de errado no código”, conta, sem nenhuma modéstia. “Houve um cara que escreveu uma equação envolvendo mecânica quântica, e ele errou”, acrescenta ele.
“Então eu corrigi aquilo para ele. E ele me odiou depois. Acabei percebendo que eu havia consertado a falha mas havia tornado a pessoa improdutiva. Não era uma boa maneira de agir.”
Musk deve ter perdido alguns engenheiros por causa desse comportamento. Mas seu sucesso em seguidos empreendimentos (sua fortuna atual é avaliada em 13 bilhões de dólares) sugere que ele acabou aprendendo a liderar de alguma forma.
-
1. Detalhes
zoom_out_map
1/14 (Amazon/Divulgação)
São Paulo - O homem por trás do
PayPal,
Tesla Motors e SpaceX sempre foi reservado. Pouco se sabia sobre a vida pessoal do empresário
Elon Musk até agora. A biografia “
Elon Musk: Tesla, Space-X, and the Quest of a Fantastic Future,” (Elon Musk: Tesla, Space-X e a busca por um futuro fantástico, ainda sem tradução para o português) joga luz em aspectos pouco conhecidos da vida do visionário que sonha em morrer em Marte. O autor, Ashlee Vance, passou três anos entrevistando mais de 200 pessoas próximas a Musk, como familiares, amigos de infância, colegas e investidores. Depois de insistir por 18 meses, Vance também conseguiu entrevistar o próprio Musk. Os dois conversaram por mais de 40 horas, no total, para costurar
as histórias. Veja nas imagens 14 curiosidades sobre a vida do visionário e empreendedor.
-
2. Origem
zoom_out_map
2/14 (Wikimedia Commons)
Elon Musk nasceu em 1971, em Pretoria, uma cidade da África do Sul. Seu pai era engenheiro. Sua mãe, descendente de norte-americanos e canadenses, era modelo e nutricionista. Aparentemente, ele teve uma infância difícil, mas esse período da sua vida ainda é obscuro. Estudou no Canadá e se formou na Universidade de Pennsylvania, nos Estados Unidos. Logo depois, se mudou para a costa oeste do país.
-
3. Distante
zoom_out_map
3/14 (Reprodução/YouTube/European Space Agency, ESA)
Quando criança, Elon Musk devorava livros de ficção científica. Seus autores preferidos eram Robert Heinlein (Série História do Futuro), Isaak Asimov (Eu Robô e série Fundação), e Douglas Adams (saga do Guia do Mochileiro das Galáxias). Sua mãe afirma que ele ficava constantemente preso em seu próprio mundo. Ele não respondia quando falavam com ele e tinha um olhar distante. Seus pais e médicos acharam que ele pudesse ser surdo e até removeram sua adenoide, glândula que fica atrás do ouvido, para tentar melhorar sua audição. Não deu certo. Hoje, sua mãe nem se incomoda mais. “Eu sei que ele deve estar projetando um novo foguete ou coisa assim”, afirmou ela no livro.
-
4. Startups
zoom_out_map
4/14 (Chris Ratcliffe/Bloomberg)
Musk fez sua primeira fortuna com a startup Zip2, uma empresa de mapas. Depois disso, passou a se interessar por pagamentos eletrônicos. Ele fundou a X.com, que se uniu à Confinity em 2000, para se tornar a PayPal. Vendeu a empresa ao eBay por cerca de 250 milhões de dólares em 2002, para começar a Space-X – seu maior empreendimento até então.
-
5. Aprendizado
zoom_out_map
5/14 (Jordan Strauss/Getty Images)
Por não ser nenhum especialista no espaço, Elon Musk aprendia com tudo o que podia. Certa vez, em um passeio com os amigos em Las Vegas, ele estava lendo um livro curioso: um manual de foguetes soviéticos. O exemplar estava velho e mofado, mas Musk não o largava, mesmo entre amigos e investidores.
-
6. Metas
zoom_out_map
6/14 (Divulgação/ Tesla Motors)
Visionário, Musk sempre se coloca metas incrivelmente altas. O mesmo acontece para suas empresas e funcionários. Na Tesla, onde ele hoje é CEO, o plano é vender meio milhão de carros elétricos por ano até 2020. Hoje, a meta é de 55.000 veículos por ano. Já na Space-X, a visão é levar homens a Marte nos próximos 10 anos.
-
7. Homem de Ferro
zoom_out_map
7/14 (Divulgação)
O diretor do filme da Marvel, Jon Favreau, alugou um complexo em Los Angeles para parte das filmagens. O local tinha sido da Hughes Aircraft, uma construtora de aeronaves. O local também servia como inspiração para Robert Downey Jr., que vive o Homem de Ferro nas telas. Em março de 2007, Downey visitou a sede da Space-X, em El Segundo, em um tour com o próprio Musk. Para Downey, a empresa era impressionante – assim como seu fundador. Funcionários andavam pelos corredores de jalecos brancos e o excêntrico Musk parecia alguém que poderia estar trabalhando ao lado deles. Ator e empresário se tornaram próximos. Musk apareceu como um figurante em Homem de Ferro 2 e Tony Stark tem uma de suas máquinas em sua oficina.
-
8. Crise familiar
zoom_out_map
8/14 (Lucy Nicholson/Reuters)
Pouco depois de se mudar para Los Angeles, Musk e sua então mulher, Justine, perderam um filho. Nevada Alexander faleceu com apenas 10 semanas, de morte súbita. “Não estou muito certo do porquê eu gostaria de falar sobre eventos extremamente tristes. Não faz nenhum bem para o futuro”, disse Musk em entrevista ao autor do livro. Ele e Justine ainda tiveram cinco filhos – gêmeos e trigêmeos – mas o relacionamento começou a desmoronar em 2008.
-
9. Quase falência
zoom_out_map
9/14 (Bloomberg)
Ao mesmo tempo em que seu casamento com Justine ruía, a Tesla passava por uma grave crise e estava prestes a falir. A ex-esposa passou a documentar o processo de divórcio em um blog, “e a imprensa estava feliz de misturar os detalhes pessoais e as dificuldades financeiras de Musk”, escreve Vance. “Eu estava simplesmente sendo chicoteado”, disse Musk. Segundo ele, “Justine estava me torturando na imprensa... isso doeu muito. Você tem essas dúvidas enormes, que sua vida não funciona, seu carro não funciona, você está passando por um divórcio e tudo o mais”. Para Musk, tudo parecia condenado, naquela época.
-
10. Trabalho
zoom_out_map
10/14 (Andrew Harrer/Bloomberg)
Na época, Musk pedia aos funcionários que trabalhassem 20 horas por dia. Ele mesmo trabalhava 23 horas, de acordo com o livro. Quando os funcionários reclamavam da pressão, ele costumava dizer que eles teriam bastante tempo para verem suas famílias depois que a Telsa fosse à falência.
-
11. Polêmica
zoom_out_map
11/14 (Araya Diaz/AFP)
A sua fissura pelo trabalho era tamanha que, certa vez, Elon Musk reprovou um funcionário que faltou a um evento do trabalho para presenciar o nascimento do próprio filho. “Isso não é desculpa. Estou extremamente desapontado. Você precisa decidir quais são as suas prioridades. Estamos mudando o mundo e mudando a história, ou você se compromete ou não”, teria dito em um suposto email. Essa é uma das únicas fontes anônimas do livro e uma das histórias mais polêmicas. O empresário se defendeu no Twitter, afirmando que “é uma bobagem completa, além de ofensivo, dizer que eu falei para um cara perder o nascimento do filho só para comparecer a uma reunião da empresa. Eu nunca faria isso“.
-
12. Festas
zoom_out_map
12/14 (Araya Diaz/Getty Images)
Segundo o livro, Musk gosta de celebrar seus aniversários de maneira peculiar. Ele chegou a alugar um castelo e a contratar lutadores de sumô para animar as comemorações. Certa vez, um atirador de facas acertou uma bexiga presa bem no meio das pernas de Musk, que estava vendado.
-
13. Namoros
zoom_out_map
13/14 (Robyn Beck/AFP)
Atualmente, ele busca uma nova namorada, mas não sabe muito bem como. Em entrevista para o autor do livro, afirmou: “Eu gostaria de destinar mais tempo para encontros. Preciso encontrar uma namorada. Por isso, preciso escavar um pouco mais de tempo. Eu acho que talvez até mais 5 ou 10 horas na semana. Quanto tempo uma mulher precisa por semana? Talvez 10 horas? Esse é o mínimo? Não sei.”
-
14. Leia também
zoom_out_map
14/14 (Reuters)