(Hannibal Hanschke-Pool/Getty Images)
Content Writer
Publicado em 14 de novembro de 2024 às 12h42.
Reter talentos não é um desafio apenas para as pequenas empresas, mas também para as gigantes, como a Tesla, chefiada por Elon Musk.
Em publicação feita no X, o magnata afirmou que a remuneração da sua equipe de engenheiros de IA vai aumentar. A razão por trás disso? Diminuir a rotatividade desses profissionais.
Desde 2023, especialistas em tecnologia estão deixando a Tesla para abrir seus próprios negócios em inteligência artificial ou para começar uma nova carreira em empresas concorrentes, como a OpenAI. E isso acendeu um alerta para o empresário sul-africano.
Isso porque, além de facilitar para a concorrência, perder mão de obra é um fator preocupante no mercado de tecnologia, que sofre com a escassez de profissionais qualificados. A solução foi aumentar os salários. Segundo Musk, essa é uma forma de enfrentar “a guerra por talentos mais louca já vista”.
Mas por que os especialistas em IA são tão valiosos? A resposta é simples: cada vez mais organizações enxergam o papel transformador da IA nos negócios – e percebem a necessidade de contratar profissionais para encabeçar essa transformação tecnológica.
Segundo Miguel Fernandes, coordenador do MBA em Inteligência Artificial para Negócios da Faculdade EXAME, em breve, não haverá outra saída senão adotar a IA na rotina das empresas. “Estamos vivendo um momento bastante oportuno, porque as primeiras pessoas que se tornarem pioneiras nas suas áreas usando IA vão se destacar", diz ele.
Para atrair os melhores profissionais, empresas recorrem aos salários mais altos, mas também a outros benefícios atraentes e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Para ter ideia, segundo o Guia Salarial Robert Half 2024, os salários para profissionais com conhecimento em inteligência artificial variam entre R$ 3,4 mil (para cargos de entrada, como os analistas) e R$ 51 mil (para cargos de direção e liderança).
Além disso, muitas empresas e organizações permitem que seus profissionais trabalhem de forma remota – ainda como parte da estratégia para reter profissionais. E isso é bastante valioso, pois oferece a possibilidade de equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
De olho em quem deseja aplicar a tecnologia na rotina, a EXAME convidou os três grandes especialistas em IA para uma live especial, que acontece nesta quinta-feira, 14, às 19h30.
Com um conteúdo robusto, o evento foi pensado para ser uma experiência prática e acessível, orientada para que qualquer pessoa – independente de sua área de atuação – possa incorporar a inteligência artificial ao seu dia a dia. Os participantes vão descobrir os segredos para transformar tarefas comuns em oportunidades de crescimento.
Conheça os especialistas:
Magno Maciel
Co-fundador e CTO da Serafin, Magno construiu uma carreira empreendedora focada em inovação e tecnologia. Atuou no Research Group da OpenAI, foi sócio da Thermofy e fundador do GA.IA. É graduado em engenharia elétrica e especializado em cibersegurança, finanças e sustentabilidade empresarial.
Miguel Fernandes
Fundador da Witseed e Inventos Digitais, possui 20 anos de experiência no setor. É conselheiro e investidor de startups de IA nos EUA, Índia, Portugal e Israel. Atualmente, coordena os maiores cursos de IA para negócios no Brasil pela EXAME, onde também ocupa a cadeira de Chief Artificial Intelligence Officer.
André Lopes
Com quase uma década dedicada à editoria de Tecnologia, está na EXAME desde 2021, colaborou na coluna Visão Global, nas edições especiais Melhores e Maiores e CEO. Atualmente, coordena a iniciativa de IA da EXAME.
Para acompanhar a live e não perder nenhum detalhe, é simples: basta clicar aqui para entrar num grupo seleto e exclusivo para quem deseja fazer parte da futura geração de profissionais de inteligência artificial. Ao entrar no grupo, você terá acesso antecipado às informações sobre a live.
EU QUERO FAZER PARTE DESSE GRUPO SELETO
*Este é um conteúdo apresentado por Faculdade EXAME