Segundo a Brasscom, até 2025 faltarão 797 mil programadores no Brasil (nikkimeel/Getty Images)
Segundo dados da consultoria Michael Page, a profissão que mais cresce no mundo é a de desenvolvedores de softwares. Mas, apesar de não faltarem vagas, ainda faltam programadores no mercado.
E, segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), esse problema continuará nos próximos anos. A estimativa da entidade é que o déficit de profissionais da área de TI como um todo no Brasil chegará a 797 mil até 2025.
Diante disso, a ITuring, escola de de tecnologia, está oferecendo mil vagas para um curso introdutório à programação. Não é necessário nenhum conhecimento prévio em tecnologia e qualquer pessoa pode participar.
A iniciativa é voltada para aqueles profissionais que querem experimentar e ver se realmente tem aptidão para começar uma carreira em programação. O curso acontecerá por meio de aulas ao vivo durante seis dias com instrutores da edtech e profissionais da área.
Além da parte técnica, segundo Thales Carvalho, Head de Produto do ITuring e engenheiro de software que idealizou o projeto, para ser programador é preciso realmente gostar de resolver problemas complexos por meio da tecnologia.
"Programar é para quem gosta de desafios e de evolução contínua. Um atleta profissional ou amador treina praticamente todos os dias. Assim como nos esportes, programar também é uma técnica que exige prática diária", diz Carvalho
Entre os assuntos abordados estarão o passo a passo de como subir códigos do GitHub, plataforma de open source famosa entre os programadores, fundamentos da programação, além de dois mini-projetos em back e frontend.
Para se inscrever gratuitamente, basta acessar esta página. As aulas terão início no dia 25 de abril, de segunda à quinta-feira, sempre às 19h.