EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 13 de julho de 2015 às 10h56.
As notícias de que bens apreendidos na Operação Lava-Jato e na casa do empresário Eike Batista irão a leilão nos próximos meses têm despertado a curiosidade da população para esse tipo de transação. Muita gente ignora, mas é possível participar de leilões via internet, o que vem popularizando essas operações no Brasil.
Os carros são o produto preferido pelos brasileiros nesses pregões. “Eles podem ser arrematados por 60% do preço da tabela”, diz Pedro Barreto, da Superbid, de São Paulo, especializada em leilões eletrônicos. Mas é possível adquirir diversos itens, como móveis, relógios, eletrônicos e até imóveis, por até metade do preço. Os interessados, entretanto, precisam tomar alguns cuidados e estar preparados para pagar à vista os itens arrematados (veja quadros). Quem toma as precauções necessárias é recompensado com descontos e boas pechinchas. O bolso agradece.
Ao gosto do freguês
Existem leilões online específicos para os mais variados tipos de bem. Entenda como cada um funciona, os riscos envolvidos e que precauções tomar para não sair no prejuízo
MÓVEIS, ELETRÔNICOS, JOIAS E OBRAS DE ARTE
Como funciona: Qualquer tipo de produto pode ser leiloado. Lojas que queiram renovar o mostruário, construtoras que usaram os eletrodomésticos para decorar apartamentos de visitação em showrooms e até produtos apreendidos pela polícia são negociados em casas de leilões.
Quem oferece: Empresas especializadas e a Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).
Riscos: Em geral, esses produtos não têm garantia. Por isso, se vierem a apresentar defeito, o prejuízo é do comprador. E lembre-se de que a retirada do bem adquirido é responsabilidade do arrematante, o que pode encarecer o valor final, dependendo de onde você morar.
Cuidados: Por lei, os itens devem estar disponíveis para visitação antes do leilão. Por isso, antes de participar do pregão, examine de perto o produto e investigue sua origem para evitar problemas.
PASSAGENS AÉREAS
Como funciona: Para garantir o preenchimento total da aeronave, a companhia aérea leiloa semanalmente as passagens com menor procura, a preços promocionais. Quem oferecer o lance mais próximo do valor máximo esperado pela empresa fica com a passagem. “Quase sempre é possível ficar com as passagens pelo preço mínimo pedido”, diz Ronaldo Milan, da Milan Express, site especializado em leilões de passagens pela internet.
Quem oferece: No Brasil, por enquanto, somente a Gol leiloa suas passagens, por meio da Milan Express: http://www.milanexpress.com.br/
Riscos: As passagens adquiridas via leilão não são reembolsáveis, não pontuam em programas de milhagem nem preveem a possibilidade de troca se necessário.
Cuidados: Só compre se tiver certeza de que vai viajar naquela data. Se não tem pressa, vale a pena ficar de olho nas promoções das companhias, que permitem adquirir reembolso e mudança de data.
LEILÃO DE IMÓVEIS
Como funciona: Leilão de imóveis perdidos pelos antigos donos por falta de pagamento.
Quem oferece: Bancos. Pesquise os imóveis disponíveis nos sites dessas instituições.
Riscos: Se o imóvel estiver ocupado, obter na Justiça a liberação do espaço é responsabilidade do comprador.
Cuidados: Verifique se o imóvel em leilão está vazio. No site da Caixa, dá para conferir essa informação ao pesquisar um imóvel. Com a matrícula dele, você também pode checar na prefeitura as dívidas de IPTU e, na administradora do condomínio, se há parcelas em atraso.
LEILÃO DE VEÍCULOS
Como funciona: Dividem-se em judiciais (quando o veículo é tomado do dono por dívidas ou multas ou apreendido pela polícia) e extrajudiciais (quando uma empresa renova a frota).
Quem oferece: Leiloeiros oficiais e os Detrans de alguns estados.
Riscos: Não há garantias do bom estado do veículo e algumas seguradoras dificultam a venda de apólices para esses carros e motos.
Cuidados: O arrematante não herda multas ou IPVA em atraso, mas é aconselhável que um mecânico inspecione o veículo antes do leilão.
Saiba como se cadastrar e participar de uma venda pública pela internet
1. VERIFIQUE SE A CASA DE LEILÕES ESTÁ CADASTRADA NA JUNTA COMERCIAL DE SEU ESTADO. A INFORMAÇÃO TAMBÉM PODE SER CONFERIDA NO SITE DOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA ESTADUAIS.
2. INSCREVA-SE NA PÁGINA DA CASA DE LEILÕES. ELA VAI VERIFICAR SE SEU NOME ESTÁ LIMPO, ANTECEDENTES CRIMINAIS E AVALIAR SE VOCÊ ESTÁ APTO A PARTICIPAR DE LEILÕES.
3. COM BASE NOS INFORMATIVOS ENVIADOS PELO LEILOEIRO, ESCOLHA DE QUAIS PREGÕES QUER PARTICIPAR.
4. ANTES DO LEILÃO, O BEM FICA DISPONÍVEL PARA VISITAÇÃO DURANTE ALGUNS DIAS, EXCETO EM CASOS ESPECIAIS, COMO O DE IMÓVEIS QUE ESTEJAM OCUPADOS.
5. A MAIORIA DOS SITES DE LEILOEIROS TEM SIMULADORES PARA QUE VOCÊ PRATIQUE O USO DA FERRAMENTA. EM GERAL, DEPOIS DE CLICAR NO LOTE QUE LHE INTERESSA E DAR UM LANCE, DÁ-SE UM PRAZO DE 3 MINUTOS PARA O LANCE SEGUINTE. O VALOR ATUALIZADO APARECE AO LADO DO NICKNAME DO PARTICIPANTE QUE DEU O MAIOR LANCE.
6. FIQUE ATENTO AO VALOR MÍNIMO DE INCREMENTO. CADA LANCE ELEVARÁ O PREÇO NESSE VALOR.
7. O MAIOR LANCE FEITO DURANTE O LEILÃO VENCE A DISPUTA.
8. UM BOLETO, COM 5% DE COMISSÃO, É EMITIDO PELO LEILOEIRO. QUEM NÃO PAGA É MULTADO EM ATÉ 25% DO VALOR DO BEM.