Carreira

Easy Emprego, o trabalho perto de você

Conheça o site que promete deixar o trabalho mais perto de você

Site Easy Empregos (Divulgação / VOCÊ S/A)

Site Easy Empregos (Divulgação / VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 06h00.

São Paulo – Você já se perguntou quantas horas passa no trânsito a caminho do trabalho? A maioria da população brasileira sofre com transporte público lotado e de má qualidade e com avenidas abarrotadas que não andam. À procura de uma solução para esse problema, o fluminense Renan Godinho, 23 anos, criou o Easy Emprego, site que ajuda a encontrar oportunidades de trabalho perto de casa.

Criado em janeiro de 2014, o serviço já tem 421 usuários. No começo de fevereiro, recebeu investimento de 150 000 reais da RSale, fundo especializado em startups e franquias. Ainda em fase de desenvolvimento, por enquanto, o site só oferece vagas na cidade do Rio de Janeiro, mas a ideia é que até julho esteja presente em todos os estados, inclusive no exterior. Em entrevista, Renan Godinho, conta como foram os primeiros passos do projeto. 

VOCÊ S/A – De onde veio o desejo de empreender?

Renan - Fiz Ciência da Computação em Joinville (SC), depois fui para o Rio de Janeiro fazer MBA em Engenharia de Sistemas na UFRJ e sempre fui aficionado por tecnologia. Porém, acredito que a vontade de empreender veio aos 16 anos, com o crescimento das redes sociais, comércio eletrônico entre outros empreendimentos online. Eu percebi que a internet é um gigante de possibilidades, com uma simples ideia você pode mudar a vida de muitas pessoas.

VOCÊ S/A  - Como surgiu a ideia do Easy Emprego?

Renan- A ideia veio no início de 2013 quando descobri que 89% dos trabalhadores brasileiros perdem mais de 3 horas no trânsito todos os dias. Pensei: “por que não criar um serviço no qual as pessoas possam encontrar vagas de empregos mais próximas de sua casa ou da faculdade?”.

Com isso surgiu a ideia, fiz uma pesquisa de dois meses e vi que as pessoas estão abrindo mão de uma remuneração melhor para trabalhar próximo de casa, ter mais qualidade de vida. Essa é a ideia do Easy Emprego, trazer qualidade de vida para as pessoas e mais funcionários produtivos para as empresas.


VOCÊ S/A - Já morou longe do trabalho?

Renan- Sim, eu mesmo passei por essa situação. Houve uma época em que eu ficava mais de 4 horas no trânsito, perdia compromissos e chegava todos os dias atrasado na faculdade.

VOCÊ S/A - Vocês já receberam comentários das pessoas que utilizaram o serviço?

Renan- Sim, houve dois usuários, um na Lapa e outro no Recreio [dois bairros do Rio], que conseguiram encontrar empregos próximos às suas casas utilizando a plataforma. Ambos estavam desempregados. Fiquei muito feliz. Acompanhamos todo processo de contratação, desde a primeira entrevista até a resposta final da empresa.
As pessoas estão adorando, recebemos muitos e-mails falando que a plataforma é bem útil e atrativa pela proposta. Infelizmente temos poucas vagas, ainda não conseguimos mensurar os resultados, mas o número de cadastro está aumentando.

VOCÊ S/A - Como funciona o Easy Emprego?

Renan- É gratuito. O usuário e as empresas só precisam fazer um pequeno cadastro.

O Easy Emprego usa recursos de geolocalização para mostrar as oportunidades de emprego perto da região do usuário, que pode filtrar as vagas por área de atuação e salário. Também há recursos que mostram o trajeto de ônibus da localização do usuário até a empresa em que ele estiver interessado. O serviço está em fase de desenvolvimento e testes, mas a ideia é ampliar muito a plataforma.

VOCÊ S/A – Que outros serviços você planeja incluir no site?

Renan- Nós teremos uma plataforma em que a empresa poderá entrevistar o candidato e outra em que a empresa poderá fazer avaliações e pesquisas com seus funcionários.
Também haverá uma opção de cursos gratuitos para todos os cadastrados no site.
O aplicativo inicialmente fará o básico, exibição das vagas baseando pela localização do usuário e candidatura das vagas. Pretendemos implementar mais features durante o decorrer de 2014.


VOCÊ S/A - Já são quantos usuários e empresas cadastradas?

Renan- Atualmente temos 421 usuários, 200 vagas e mais de 190 empresas cadastradas. A expectativa é atingir 10 000 vagas até o final de março.

 VOCÊ S/A - Como se ganha dinheiro com esse negócio?

Renan- O serviço será Freemium, com alguns recursos extras para empresas e usuários que optarem por pagar. A receita virá desses recursos e publicidade no site.

VOCÊ S/A - O serviço será só para desktop? Ou também terá versões para mobile? Se sim, quais sistemas operacionais?

Renan- Até o final de março lançaremos aplicativos para iOs, Android e Windows phone.

VOCÊ S/A - Vocês receberam investimentos externos? De quem? Esses investidores ficarão com algum equity do negócio?

Renan- Recebemos da Rsale o aporte de 150 000 reais e de um investidor de Salvador (BA). A Rsale ficou com 20% de equity do projeto. Ainda não podemos divulgar o outro investidor, pois estamos finalizando as questões de contrato, porém, o investimento está certo.

VOCÊ S/A - - Como foi a escolha da equipe para o projeto?

Renan- Atualmente a equipe conta comigo e mais três pessoas. Eu, Andréa Gomes (sócia, diretora de marketing), Fabio Rossello (sócio, diretor de produto) e Douglas Mello (desenvolvedor). Também contamos com Roberto Saretta (sócio e mentor do projeto). Procuramos pessoas com algo a mais, que estivessem dispostas a dar 110% para a empresa, pessoas criativas, que pensam fora da caixinha, com vontade de mudar as coisas. E com muita vontade de aprender.

VOCÊ S/A - Quantos estados vocês pretendem abranger?

Renan- Ainda estamos apenas na cidade do Rio de Janeiro, mas em breve pretendemos abranger todo o estado e até março São Paulo e Minas Gerais. Até julho estaremos em todo o Brasil e inclusive no exterior. Estamos planejamento expandir o negócio para os Estados Unidos, inicialmente a empresa terá sede em Los Angeles.

Acompanhe tudo sobre:Busca de empregoEmpreendedoresEntrevistasInternetSites

Mais de Carreira

Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para ter

Estas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na lista

Como usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe

5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida