Carreira

Easy Emprego, o trabalho perto de você

Conheça o site que promete deixar o trabalho mais perto de você

Site Easy Empregos (Divulgação / VOCÊ S/A)

Site Easy Empregos (Divulgação / VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2014 às 06h00.

São Paulo – Você já se perguntou quantas horas passa no trânsito a caminho do trabalho? A maioria da população brasileira sofre com transporte público lotado e de má qualidade e com avenidas abarrotadas que não andam. À procura de uma solução para esse problema, o fluminense Renan Godinho, 23 anos, criou o Easy Emprego, site que ajuda a encontrar oportunidades de trabalho perto de casa.

Criado em janeiro de 2014, o serviço já tem 421 usuários. No começo de fevereiro, recebeu investimento de 150 000 reais da RSale, fundo especializado em startups e franquias. Ainda em fase de desenvolvimento, por enquanto, o site só oferece vagas na cidade do Rio de Janeiro, mas a ideia é que até julho esteja presente em todos os estados, inclusive no exterior. Em entrevista, Renan Godinho, conta como foram os primeiros passos do projeto. 

VOCÊ S/A – De onde veio o desejo de empreender?

Renan - Fiz Ciência da Computação em Joinville (SC), depois fui para o Rio de Janeiro fazer MBA em Engenharia de Sistemas na UFRJ e sempre fui aficionado por tecnologia. Porém, acredito que a vontade de empreender veio aos 16 anos, com o crescimento das redes sociais, comércio eletrônico entre outros empreendimentos online. Eu percebi que a internet é um gigante de possibilidades, com uma simples ideia você pode mudar a vida de muitas pessoas.

VOCÊ S/A  - Como surgiu a ideia do Easy Emprego?

Renan- A ideia veio no início de 2013 quando descobri que 89% dos trabalhadores brasileiros perdem mais de 3 horas no trânsito todos os dias. Pensei: “por que não criar um serviço no qual as pessoas possam encontrar vagas de empregos mais próximas de sua casa ou da faculdade?”.

Com isso surgiu a ideia, fiz uma pesquisa de dois meses e vi que as pessoas estão abrindo mão de uma remuneração melhor para trabalhar próximo de casa, ter mais qualidade de vida. Essa é a ideia do Easy Emprego, trazer qualidade de vida para as pessoas e mais funcionários produtivos para as empresas.


VOCÊ S/A - Já morou longe do trabalho?

Renan- Sim, eu mesmo passei por essa situação. Houve uma época em que eu ficava mais de 4 horas no trânsito, perdia compromissos e chegava todos os dias atrasado na faculdade.

VOCÊ S/A - Vocês já receberam comentários das pessoas que utilizaram o serviço?

Renan- Sim, houve dois usuários, um na Lapa e outro no Recreio [dois bairros do Rio], que conseguiram encontrar empregos próximos às suas casas utilizando a plataforma. Ambos estavam desempregados. Fiquei muito feliz. Acompanhamos todo processo de contratação, desde a primeira entrevista até a resposta final da empresa.
As pessoas estão adorando, recebemos muitos e-mails falando que a plataforma é bem útil e atrativa pela proposta. Infelizmente temos poucas vagas, ainda não conseguimos mensurar os resultados, mas o número de cadastro está aumentando.

VOCÊ S/A - Como funciona o Easy Emprego?

Renan- É gratuito. O usuário e as empresas só precisam fazer um pequeno cadastro.

O Easy Emprego usa recursos de geolocalização para mostrar as oportunidades de emprego perto da região do usuário, que pode filtrar as vagas por área de atuação e salário. Também há recursos que mostram o trajeto de ônibus da localização do usuário até a empresa em que ele estiver interessado. O serviço está em fase de desenvolvimento e testes, mas a ideia é ampliar muito a plataforma.

VOCÊ S/A – Que outros serviços você planeja incluir no site?

Renan- Nós teremos uma plataforma em que a empresa poderá entrevistar o candidato e outra em que a empresa poderá fazer avaliações e pesquisas com seus funcionários.
Também haverá uma opção de cursos gratuitos para todos os cadastrados no site.
O aplicativo inicialmente fará o básico, exibição das vagas baseando pela localização do usuário e candidatura das vagas. Pretendemos implementar mais features durante o decorrer de 2014.


VOCÊ S/A - Já são quantos usuários e empresas cadastradas?

Renan- Atualmente temos 421 usuários, 200 vagas e mais de 190 empresas cadastradas. A expectativa é atingir 10 000 vagas até o final de março.

 VOCÊ S/A - Como se ganha dinheiro com esse negócio?

Renan- O serviço será Freemium, com alguns recursos extras para empresas e usuários que optarem por pagar. A receita virá desses recursos e publicidade no site.

VOCÊ S/A - O serviço será só para desktop? Ou também terá versões para mobile? Se sim, quais sistemas operacionais?

Renan- Até o final de março lançaremos aplicativos para iOs, Android e Windows phone.

VOCÊ S/A - Vocês receberam investimentos externos? De quem? Esses investidores ficarão com algum equity do negócio?

Renan- Recebemos da Rsale o aporte de 150 000 reais e de um investidor de Salvador (BA). A Rsale ficou com 20% de equity do projeto. Ainda não podemos divulgar o outro investidor, pois estamos finalizando as questões de contrato, porém, o investimento está certo.

VOCÊ S/A - - Como foi a escolha da equipe para o projeto?

Renan- Atualmente a equipe conta comigo e mais três pessoas. Eu, Andréa Gomes (sócia, diretora de marketing), Fabio Rossello (sócio, diretor de produto) e Douglas Mello (desenvolvedor). Também contamos com Roberto Saretta (sócio e mentor do projeto). Procuramos pessoas com algo a mais, que estivessem dispostas a dar 110% para a empresa, pessoas criativas, que pensam fora da caixinha, com vontade de mudar as coisas. E com muita vontade de aprender.

VOCÊ S/A - Quantos estados vocês pretendem abranger?

Renan- Ainda estamos apenas na cidade do Rio de Janeiro, mas em breve pretendemos abranger todo o estado e até março São Paulo e Minas Gerais. Até julho estaremos em todo o Brasil e inclusive no exterior. Estamos planejamento expandir o negócio para os Estados Unidos, inicialmente a empresa terá sede em Los Angeles.

Acompanhe tudo sobre:InternetEmpreendedoresBusca de empregoSitesEntrevistas

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo