Uso de celular para redes sociais (Getty Images)
Redatora
Publicado em 28 de abril de 2025 às 15h36.
O marketing está atravessando uma transformação acelerada, impulsionada por tecnologias emergentes, mudanças no comportamento dos consumidores e pela consolidação da inteligência artificial como protagonista das estratégias.
Nesse cenário, surge o questionamento: as redes sociais vão acabar? Tudo indica que deve ser o contrário. A tendência é que novas redes sociais surjam – e quem conseguir se posicionar nesses espaços de forma ágil terá uma vantagem estratégica.
Mas vai além. Veja outras tendências em alta para 2025.
A inteligência artificial generativa ocupará um espaço central nas campanhas publicitárias. De acordo com a pesquisa “The state of AI in early 2024: Gen AI adoption spikes and starts to generate value”, realizada pela McKinsey, em junho de 2024, 72% das empresas em todo o mundo já haviam adotado a tecnologia.
Ferramentas de IA já estão sendo usadas para criar conteúdos, personalizar ofertas e automatizar interações com clientes em uma escala inédita.
Dominar o uso estratégico dessas ferramentas — entendendo tanto suas possibilidades quanto suas limitações — é importante para se destacar e construir campanhas mais eficientes e impactantes.
Em um cenário onde campanhas genéricas não são atrativas, a capacidade de criar jornadas únicas, adaptadas ao perfil e contexto de cada consumidor, se torna uma vantagem estratégica.
Para isso, é imprescindível investir em estratégias orientadas por dados e em ferramentas de análise de comportamento. Quem souber interpretar dados de forma precisa conseguirá antecipar demandas e oferecer experiências que realmente engajam.
O formato de conteúdo também passará por uma revolução. A ascensão dos conteúdos multimodais e interativos — como vídeos interativos, realidade aumentada, podcasts e experiências híbridas — exige que os profissionais desenvolvam habilidades versáteis de storytelling.
Além da tecnologia e da personalização, o propósito de marca se consolidará como um diferencial competitivo fundamental. De acordo com estatística divulgada pela 5W Public Relations, 71% dos consumidores preferem comprar de marcas que se alinham aos seus valores.
À medida que novas redes sociais e ambientes digitais surgem, quem conseguir se identificar e se posicionar nesses espaços de forma ágil terá uma vantagem estratégica.
Cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo, ser atento às movimentações digitais e estar disposto a testar novas possibilidades, garante um preparo maior para aproveitar as oportunidades — e para construir trajetórias de sucesso em um mercado em constante evolução.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
Não perca tempo! Acesse aqui e garanta a sua vaga em treinamento da EXAME e Saint Paul