Carreira

E-commerce procura executivos para a área de operações

São Paulo – Quem passou datas especiais sem receber produtos comprados em lojas online sabe, na prática, o quanto o setor de e-commerce brasileiro precisa se profissionalizar. Para evitar vexames como os de “natais” passados, cresce a demanda por executivos para gerir a área de operações do varejo eletrônico. Na consultoria DMRH, por exemplo, a […]

E-commerce, computador e sacola de compras (Dreamstime)

E-commerce, computador e sacola de compras (Dreamstime)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 11 de maio de 2012 às 11h31.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h49.

São Paulo – Quem passou datas especiais sem receber produtos comprados em lojas online sabe, na prática, o quanto o setor de e-commerce brasileiro precisa se profissionalizar. Para evitar vexames como os de “natais” passados, cresce a demanda por executivos para gerir a área de operações do varejo eletrônico.

Na consultoria DMRH, por exemplo, a procura por executivos para atuar nos projetos de e-commerce cresceu 15% no último ano. E o setor de operações, que cuida , entre outros aspectos, da distribuição dos produtos, é a mais carente de gente qualificada.

“Este é um dos grandes calcanhares de Aquiles do setor. E faltam profissionais que saibam pensar esta área de maneira estratégica”, diz Tatiana Balau, consultora da divisão Executivos da DMRH.

Na prática, o executivo de operações da área de e-commerce tem o papel de desenhar toda a cadeia logística do mercado. “Esse tipo de distribuição exige agilidade e é descentralizada”, diz a especialista.

“Esse executivo precisa ser capaz de desenhar estes processos amarrando com a área de atendimento, que detecta problemas, e outros departamentos”, afirma.

O pulo do gato no setor é exatamente automatizar estes processos. Por isso, o profissional que deseja gerenciar a área de operações de lojas de serviços online precisa conhecer práticas adotadas no exterior e ter noções de tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosInfraestruturaInternetLogísticaProfissõesprofissoes-em-altaServiços onlineVendas

Mais de Carreira

Com salários até R$ 20 mil, esse é um dos profissionais mais procuradas do mercado

Treinamento de R$ 37 te coloca no radar das empresas que estão desesperadas por talentos

10 práticas que estão deixando os funcionários mais felizes - e que toda empresa pode se inspirar

Ainda dá tempo de recomeçar: IVG lança mentoria para profissionais acima de 50 anos