Carreira

Duolingo já está substituindo trabalhadores por inteligência artificial

A edtech adotou abertamente a IA como ferramenta de eficiência — e já começou a substituir parte de sua equipe por automação. Entender e aplicar IA virou passo obrigatório para quem busca estabilidade e crescimento

Duolingo: CEO causou polêmica ao anunciar uso de IA como critério para promoções e contratações ((Photo illustration by Jakub Porzycki/NurPhoto)/Getty Images)

Duolingo: CEO causou polêmica ao anunciar uso de IA como critério para promoções e contratações ((Photo illustration by Jakub Porzycki/NurPhoto)/Getty Images)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 16 de maio de 2025 às 11h48.

A Duolingo, plataforma global de ensino de idiomas, entrou de cabeça na transformação provocada pela inteligência artificial.

Segundo reportagem do Business Insider, a empresa está substituindo trabalhadores contratados por soluções de IA. A afirmação foi feita diretamente aos funcionários pelo CEO Luis von Ahn.

A decisão da edtech escancara um movimento que não é mais futuro: é presente. Ao identificar tarefas que podem ser automatizadas com modelos de linguagem e agentes inteligentes, a empresa reduz custos, aumenta eficiência e reposiciona talentos. Mas deixa claro: quem não acompanhar essa mudança corre o risco de se tornar obsoleto.

Esse treinamento de 4 aulas da EXAME + Saint Paul revela os conceitos básicos e principais oportunidades da inteligência artificial. Inscreva-se aqui

Em vez de resistir, a Duolingo está abraçando a IA como ferramenta de produtividade — e exige o mesmo dos seus colaboradores.

Esse novo cenário exige reinvenção constante

O profissional valorizado agora é aquele que não apenas entende o que a tecnologia faz, mas que sabe aplicá-la de forma criativa, eficiente e estratégica. A mensagem por trás da decisão é poderosa: se a IA pode fazer seu trabalho, o problema não é a IA — é você ainda estar fazendo o trabalho do mesmo jeito.

Inscreva-se agora para esse treinamento introdutório que explica os principais caminhos profissionais na área de IA por apenas R$ 37

O crescimento profissional está diretamente ligado à capacidade de se adaptar, aprender sozinho, experimentar novas soluções e entregar valor em áreas onde o “toque humano” faz diferença.

Quem quer crescer precisa desenvolver habilidades como pensamento crítico, domínio das ferramentas de IA e mentalidade voltada para inovação.

Domine a inteligência artificial e impulsione sua carreira

A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce. 

Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.

Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

Inscreva-se agora e transforme sua empresa com as tecnologias que estão moldando o futuro

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Pessoas com menos de 30 anos têm dificuldade com essa habilidade essencial no trabalho; veja qual é

'Quem apostar contra a Petrobras vai perder dinheiro', diz presidente

Universitários buscam visibilidade e conexões: 91% veem isso como chave para a carreira

Três prompts que te ajudam em processos seletivos — principalmente se for seu primeiro emprego