Chief Sustainability Officer: cargo de diretor de sustentabilidade se torna cada vez mais presente nas empresas (Getty Images/Getty Images)
Coordenadora de Marketing de Conteúdo
Publicado em 13 de junho de 2023 às 08h00.
Última atualização em 3 de julho de 2023 às 11h15.
A preservação ambiental, a busca por uma sociedade mais justa e o compromisso das empresas com transparência são temas que ganharam gradativa relevância nos últimos anos com o avanço do ESG.
A sigla em inglês para desafios “Ambientais, Sociais e de Governança” conquistou espaço principalmente no meio corporativo, impactando o mercado de trabalho com novas vagas e novos cargos, que vão desde analistas em ESG até diretores ou Chief Sustainability Officers (CSO).
EXAME libera vagas gratuitas para curso sobre como construir uma Carreira em ESG. Saiba mais.
De acordo com um estudo da consultoria PwC, em 2021, foram contratados três vezes mais CSOs para empresas do que no ano anterior. A pesquisa foi realizada com 1.640 empresas em 62 países e mostrou uma crescente demanda por profissionais que saibam estabelecer as diretrizes ESG nas empresas.
Em um outro relatório global sobre o futuro dos Chief Sustainability Officer, a consultoria Deloitte em parceria com o Instituto Internacional de Finanças (IIF) concluiu que a maioria das organizações já têm ou terão um CSO em um futuro próximo.
O Chief Sustainability Officer, ou diretor de sustentabilidade, é o executivo responsável por elaborar e implementar as estratégias de sustentabilidade em uma empresa. Geralmente, o CSO é um cargo C-level e responde diretamente para o CEO da instituição. Sua principal atribuição é garantir que as atividades da organização sejam sustentáveis, ou seja:
O escopo de trabalho de um Chief Sustainability Officer pode ser variável principalmente pelo ineditismo do cargo que tem se consolidado recentemente. Diante da falta de histórico e de benchmarks, a Harvard Business Review elencou quais são as principais responsabilidades de um CSO.
APRENDA O PASSO A PASSO PARA SER UM CHIEF SUSTAINABILITY OFFICER
Assim como em qualquer outra carreira, em ESG também existe uma escada de crescimento que relaciona cargos e salários. Profissionais de ESG e sustentabilidade podem começar como analistas e se tornar até diretores, como é o caso do Chief Sustainability Officer.
Essa escada passa por especialista, coordenador e gerente de ESG, por exemplo. No entanto, nem sempre é necessário passar por todos os degraus dela em ordem. Pela demanda por profissionais especialistas em sustentabilidade, é comum que o avanço na carreira seja mais rápido e constante.
Na série Carreira em ESG, a diretora de ESG da EXAME, Renata Faber, explica o passo a passo para se tornar um Chief Sustainability Officer, além de mostrar outros caminhos para construir uma carreira em sustentabilidade. O curso gratuito é uma parceria entre a EXAME e o Ibmec, uma das maiores escolas de negócios do país, e oferece certificado de participação para os alunos.
Com o objetivo de democratizar o acesso à educação e promover o desenvolvimento profissional, as duas instituições decidiram liberar algumas vagas gratuitas. Para conferir a disponibilidade e se inscrever, basta acessar o site oficial do curso clicando aqui ou no botão abaixo:
QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE CARREIRA EM ESG
*Este é um conteúdo apresentado por EXAME Academy