Música: confira as dicas para focar nos estudos (Getty Images/Getty Images)
Luísa Granato
Publicado em 11 de agosto de 2021 às 07h00.
Última atualização em 14 de agosto de 2021 às 10h49.
A música que você usa para estudar pode impactar na sua concentração e até ajudar a alcançar melhores resultados. Assim, ter uma playlist com uma boa seleção de músicas pode salvar a vida dos estudantes.
De acordo com estudo do Spotify de 2013, alunos que escutaram música clássica durante os estudos tiveram um desempenho em média 12% melhor em provas de matemática.
Mas não só música clássica. Tem espaço para todos os gostos musicais: segundo pesquisadores da Universidade de Keele, no Reino Unido, não importa seu gosto musical, quanto toca sua canção favorita, sua percepção de esforço diminui e aumenta sua disposição.
É possível até treinar seu cérebro para responder positivamente a suas músicas favoritas, fazendo a associação automática entre os sons e o estado de maior foco e produtividade.
Além da música, ter um período bem marcado para evitar interrupções e distrações é muito importante. Uma dica para criar sua playlist de sucesso é seguir o tempo do método pomodoro para organizar seus estudos.
A técnica ganha o nome por causa do timer de cozinha em formato de tomate e ajuda na divisão de tarefas em blocos de 25 minutos de foco total intercalados com pausas de 5 ou 10 minutos para descansar.
A ideia é separar 2 horas de estudo dividas em blocos de 25 minutos com breves pausas. Um site para começar a usar o método é o tomato-timer.com.
Para criar a sua playlist, você pode separar músicas para cada bloco de foco e escolher uma música para indicar as pausas.
Ou você pode as listas recomendadas pelo Spotify para entrar no clima de concentração total. São cinco indicações que prometem criar climas diferentes para longas sessões de estudo.
O serviço de streaming também lançou plano exclusivo para universitários, que pagam meia entrada para ouvir sem interrupções as músicas e podcasts da plataforma. A assinatura mensal fica apenas R$ 9,90.
Como se comemora o dia do estudante? Além das dicas para se concentrar e se estudar melhor, a Exame preparou descontos para os estudantes de todas as idades em seus cursos livres e MBAs.
O desconto de 30% vale para cursos de ESG, Fundos Imobiliários, Ações, Investimentos, e MBAs de Valuation, Data Science e Gestão e Finanças são apenas algumas das possibilidades.