Carreira

Demanda por profissionais de IA cresce 21% ao ano e impulsiona salários

Salários em funções especializadas podem representar um aumento de 56%

Escassez de talentos preocupa executivos e abre portas para carreira em IA, mostra pesquisa da Bain & Company (Getty Images)

Escassez de talentos preocupa executivos e abre portas para carreira em IA, mostra pesquisa da Bain & Company (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 23 de setembro de 2025 às 14h07.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

Com a rápida expansão da inteligência artificial generativa, a falta de profissionais qualificados virou um obstáculo global. Pesquisa da Bain & Company mostra que 44% dos líderes empresariais em países como EUA, Alemanha, Índia, Reino Unido e Austrália já enfrentam atrasos na adoção da tecnologia por falta de expertise interna.

Desde 2019, a demanda por profissionais com habilidades em inteligência artificial cresce 21% ao ano, segundo a empresa. A consultoria projeta que a escassez global de talentos deve persistir pelos próximos dois anos, com maior pressão sobre funções técnicas como ciência e engenharia de dados, desenvolvimento de modelos de machine learning e, mais recentemente, IA generativa.

No Brasil, a situação também se agravou. Outro levantamento da consultoria, com 5,2 mil profissionais do setor de tecnologia, aponta que 39% dos executivos relatam o mesmo problema em 2025, ante 25% no ano anterior.

Segundo Lucas Brossi, sócio da Bain e líder de IA na América do Sul, em entrevista para a Forbes, a escassez de talentos ameaça a competitividade em um momento em que projetos de inteligência artificial se tornaram prioridade para empresas em todo o mundo.

Nesse sentido, a especialização tem ajudado profissionais a se diferenciarem no mercado. 

Competitividade no mercado de trabalho 

“Há uma grande oportunidade em estruturar esse treinamento para aumentar produtividade e retenção”, afirma Brossi.

A escassez de profissionais de IA já influencia estratégias de gestão de pessoas. Nos Estados Unidos, a consultoria espera que a demanda deve superar 1,3 milhão de vagas nos próximos dois anos, enquanto a oferta ficará abaixo de 645 mil profissionais, segundo a Bain. 

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialcarreira-e-salarios

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo