Carreira

De volta às origens

Conheça a história de algumas peças-chave do seu guarda-roupa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h30.

Blazer - Usado pelos homens na virada do século 19, a princípio era feito de flanela, com listras largas e cores fortes. Nos anos 20, começou a ser usado pelas mulheres, com saias pregueada, e só na década de 70 ganhou os escritórios.

Calças - Surgiram por volta de 1800, mas só no final do século 19 se tornaram populares entre os homens. Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres começaram a assumir postos de trabalho masculinos e, então, vestiam calças nas fábricas e nos campos. Mesmo com o surgimento da moda unissex, em voga nos anos 60, mulheres que usassem calças ainda eram impedidas de entrar em restaurantes e insultadas nas ruas. A partir da década de 70, as calças passaram a ser aceitas e confeccionadas em diversos comprimentos e modelos.

Cardig - Espécie de paletó feito de malha de lã e abotoado na frente, usado por oficiais do Exército britânico durante a Guerra da Criméia (1853-1856). Recebeu esse nome em homenagem ao conde de Cardigã, James Thomas Brudenell, que comandou a Carga da Brigada Ligeira. Nas décadas de 20 e 30, Coco Chanel ajudou a divulgá-lo como parte de um conjunto de duas peças (cardigã e saia) ou de três (cardigã, suéter e saia).

Cinto - A origem do acessório está numa faixa usada pelos militares em volta da cintura para segurar as roupas e sustentar as armas.

Gravata - Sua origem remonta ao século 18. A versão estreita, usada sob o colarinho da camisa, desenvolveu-se no final do século 19.

Meia fina - Até o início do século 17, era tricotada à mão com fios de seda, algodão ou lã. No decorrer do século, começou a ser tricotada à máquina. Em 1940, foram lançadas as meias finas de náilon.

Suéter - Camisa de lã tricotada, usada pelos esportistas no final do século 19 para provocar a transpiração.

Suspensórios - Feitos de cordão ou tiras de tapeçaria no século 18, serviam para segurar os calções masculinos. No final do século 19, passaram a ser confeccionados com lona, algodão borracha e veludo. Por volta de 1900, transformaram-se em duas tiras elásticas unidas nas costas e presas às calças por botões e, mais tarde, por clipes de metal.

Terninho - Adaptação feminina dos ternos usados pelos homens desde o final do século 19. Algumas mulheres já usavam o terninho no início da década de 30 (como a atriz Marlene Dietrich), mas só em meados dos anos 60 ele entrou na moda de vez.

Twin-set - Conjunto de cardigã e suéter de tricô combinados, lançado na década de 30.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

Cínico, robô, ouvinte ou nerd? Escolha qual personalidade do ChatGPT você quer que te responda

Com ajuda da IA, mulher de 30 anos criou um aplicativo que ajuda solteiros a acharem o amor

Salários de até R$ 96 mil: veja as 12 profissões para quem pensa com lógica

Como um profissional de TI de 48 anos voltou a faturar US$ 900 mil após perder 4 empregos